MADEIRA Meteorologia

Presidente do Governo dos Açores diz que ilha das Flores "está na moda"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Setembro 2022
8:13

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que a ilha das Flores "está na moda", tendo sido a que mais cresceu este ano em termos turísticos.

Bolieiro, que intervinha em Santa Cruz das Flores, no âmbito do Fórum Autonómico, que marcou o arranque da visita oficial do Governo dos Açores àquela ilha do grupo ocidental do arquipélago, referiu que esta foi a parcela dos Açores que "mais cresceu" em termos turísticos, estando "na moda", tal como a região a nível nacional e internacional.

O líder do executivo açoriano destacou que o turismo constitui uma "oportunidade" em que "tem que haver um envolvimento coletivo" para além da definição das políticas públicas.

José Manuel Bolieiro referiu que a pandemia "fez prevalecer o pessimismo" de alguns sobre a capacidade da região recuperar em termos turísticos para os níveis de 2019, considerado o melhor ano do turismo açoriano, mas o Governo dos Açores "respondeu com confiança e ousadia".

O governante destacou a criação da tarifa Açores, que permite aos açorianos viajarem entre ilhas com uma tarifa aérea máxima de 60 euros, o que promoveu o turismo interno e economia das diferentes parcelas.

O presidente do Governo dos Açores está confiante no futuro do turismo dos Açores devido à sua cultura e sustentabilidade ambiental, tendo afirmado que "o que tem carisma aumenta valor" no mercado.

O orador do Fórum Açoriano foi o presidente da APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, que considerou que os Açores "têm futuro em termos turísticos devido à sua natureza e sustentabilidade", que são dos "vetores mais importantes no presente".

Pedro Costa Ferreira considerou que "os desafios dos Açores estão meio resolvidos", tendo destacado a necessidade de se combater, contudo, a sazonalidade do seu turismo, bem como de promover a SATA como seu pilar, não se devendo no âmbito da sua reestruturação gerar "erros antigos".

Para o orador, em termos de "estruturação e promoção do produto, os Açores devem ser promovidos como um todo" e não por cada ilha individualmente, tendo defendido uma aposta no turismo de congressos e na prestação de bons serviços na hotelaria e restauração, entre outros.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, que abriu o Fórum Açoriano, considerou que as visitas estatutárias do Governo Regional constituem um "acontecimento muito importante", uma vez que os problemas da ilha "são analisados e discutidos", procurando-se em conjunto soluções.

De acordo com o programa da visita estatutária, na quinta-feira, terão lugar uma reunião do Conselho do Governo e uma visita à Unidade de Saúde de Ilha das Flores, em Santa Cruz, a par de uma reunião do Governo dos Açores com o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e vereadores.

O executivo regional visita ainda o Porto das Lajes e reúne-se com o Conselho de Ilha, organismo representativo das forças vivas e políticas locais.

O Estatuto Político e Administrativo dos Açores determina que o Governo Regional deve visitar pela menos uma vez no ano as ilhas sem secretarias regionais, que são seis.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas