A GfK, empresa responsável pela recolha e tratamento de dados, irá continuar a medir as audiências do mercado televisivo nacional.
Conforme noticia o Correio da Manhã, apesar desta continuidade não ter sido dado como certa, a empresa e a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) renovaram o contrato no passado dia 1 de abril, estando o mesmo já em vigor por um período de cinco anos, até 31 de março de 2028.
Recorde-se que a TVI foi um dos membros desta comissão que expressou resistências à manutenção da GfK na medição das audiências, divergência a qual acabou por ser revolvida.
"Foi uma votação unânime dentro da CAEM, até porque só podia ser assim. A TVI faz parte dos outorgantes do contrato, vai ter o serviço e vai pagá-lo. Não houve aqui nenhum entrave", esclareceu a esta publicação Alberto Rui Pereira da CAEM.
Mais afirmou que o foco é o novo contrato que traz inovações.
"Trata-se de uma atualização que fundamentalmente tem a ver com nova tecnologia (…) Estamos a falar de audímetros novos de uma nova geração e com outra capacidade de medição mais atualizada e que permitem no futuro, assim que o mercado o decidir, medir o consumo de televisão de outros suportes como o tablet ou o telemóvel e consumo de outras plataformas como o streaming", avançou.
Redação