MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Irão ameaça Israel com medidas esmagadoras se responder a ataque

Data de publicação
02 Outubro 2024
15:48

O Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, congratulou-se hoje com o ataque de terça-feira contra Israel e ameaçou que o Irão vai tomar medidas “muito mais esmagadoras” se o exército israelita responder.

“As forças armadas iranianas mostraram mais uma vez que a chamada ‘cúpula de ferro’ dos sionistas é mais frágil do que o vidro”, afirmou Pezeshkian durante uma reunião do Conselho de Ministros, aludindo ao sistema de defesa de Israel.

O Irão lançou na terça-feira cerca de 200 mísseis contra Israel que justificou como uma resposta ao assassinato do líder da ala política do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerão, e do secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em Beirute.

O grupo extremista palestiniano Hamas e o partido xiita libanês Hezbollah integram o chamado “eixo de resistência” liderado pelo Irão para lutar contra Israel e os seus aliados ocidentais, como os Estados Unidos.

A Guarda Revolucionária do Irão afirmou que 90% dos mísseis atingiram os alvos com sucesso, incluindo “centros estratégicos israelitas”, bases de radar e instalações de agências envolvidas nos ataques que mataram Haniyeh e Nasrallah.

O exército israelita admitiu hoje que várias bases aéreas foram atingidas no ataque do Irão, mas negou danos significativos e disse que não houve ataques a aviões ou armazéns de armas.

“Não houve danos que impedissem as operações da força aérea em qualquer momento”, afirmou o exército israelita.

Israel recusou-se a dar pormenores sobre a percentagem de interceções dos mísseis iranianos para “evitar dar ao Irão e ao Hezbollah informações que os ajudariam a tirar lições”.

O Presidente iraniano disse que a morte de Haniyeh, em julho, num atentado em Teerão, foi “uma clara violação da soberania e da segurança nacional do Irão”.

Segundo Pezeshkian, o Irão não agiu nessa altura “na esperança de que o genocídio contra o povo oprimido e inocente de Gaza parasse”.

“Os países ocidentais pediram-nos contenção e prometeram-nos estabelecer imediatamente um cessar-fogo em Gaza”, afirmou.

Pezeshkian denunciou que “o regime criminoso e sanguinário [de Israel] não só continuou a matar mulheres e crianças (em Gaza], como alargou o âmbito dos seus crimes ao Líbano”.

Defendeu, por isso, a legitimidade do ataque iraniano e disse que “mostra também que ninguém brinca com a honra e o orgulho da nação”.

“Se este regime quiser cometer um erro, receberá uma resposta muito mais esmagadora”, assegurou, sem especificar.

Pezeshkian criticou também a “duplicidade de critérios” e a inação da comunidade internacional em relação a Israel, segundo um comunicado divulgado pelo seu gabinete e citado pela agência espanhola Europa Press.

O Presidente iraniano lamentou que “as organizações internacionais e os países ocidentais permitam que o criminoso [Israel] continue a cometer os crimes mais atrozes e a destruir os direitos humanos”.

Pezeshkian assegurou que o Irão “não procura a guerra, mas não tem medo da guerra”.

“Não há limites para proteger a segurança, a autoridade e a dignidade do nosso povo e do nosso país”, afirmou, acrescentando que espera “paz, segurança e tranquilidade na região e no mundo o mais rapidamente possível”.

Os ataques ocorreram horas depois de Israel ter iniciado uma invasão do Líbano, após mais de 11 meses de combates com o Hezbollah devido aos atentados do Hamas em solo israelita em 07 de outubro de 2023.

Israel respondeu aos atentados do Hamas com um ofensiva militar na Faixa da Gaza.

A escalada das tensões fez aumentar os receios de uma guerra em grande escala na região.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem sai mais prejudicado com a queda do Governo?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

11:10

Um passageiro que viajava esta manhã no Lobo Marinho denunciou ao JM que a embarcação esteve parada no mar devido a uma avaria. O ferry partiu do Funchal...

17:33

O serviço Aerobus reduziu o período do serviço de transporte público desde o dia 1 de abril.

A operação que assegurava o transporte de passageiros entre...

15:27

A Porto Santo Line anunciou o cancelamento das viagens previstas para o dia 3 de abril de 2025, quinta-feira, devido às más condições meteorológicas previstas....

14:49

O encontro entre Caniçal e Juventude, a contar para a Taça de Prata - Grupo 5, da Taça da Madeira, terminou prematuramente a dois minutos do fim devido...

8:55

Uma criança, de cinco anos, faleceu esta noite, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

Os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos foram acionados,...

17:27

O Instituto Português do mar e Atmosfera informou esta quarta-feira que a Madeira vai estar novamente sob uma depressão.

A depressão NURIA, nome atribuído...

15:42

A família de uma criança, diagnosticada com epilepsia, de 2 anos, está a pedir ajuda para poder adquirir uma cadeira de rodas adaptada.

Para tal, criaram...

• PUB
20:00

O concerto que assinalou, esta tarde, no Centro de Congressos da Madeira, o primeiro feriado do Dia da Autonomia, encerrou com uma grande ovação do público...

9:32

Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a partir de hoje e até sábado sob o efeito da passagem da depressão Nuria, que vai trazer chuva,...

12:50

A Comissão Europeia abriu hoje as candidaturas para um novo ciclo do programa DiscoverEU, que disponibiliza quase 36 mil bilhetes de comboio a jovens de...

Últimas

22:23

O membro da Guarda Nacional Aérea norte-americana Jack Teixeira, condenado por divulgar informação confidencial do Pentágono, declarou-se hoje culpado...

21:55

O Vitória de Guimarães foi hoje afastado nos oitavos de final da Liga Conferência de futebol, ao perder na receção aos espanhóis do Betis Sevilha por 4-0,...

21:38

O Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou hoje que a anexação do território autónomo dinamarquês da Gronelândia pelos Estados Unidos acabará...

21:21

O Teleférico da Rocha do Navio, em Santana, estará encerrado ao público na próxima segunda-feira, dia 17 de março.

De acordo com um edital da Câmara Municipal...

20:10

Num discurso ao País, o Presidente da República anunciou, há instantes, que o País vai a eleições a 18 de maio.

Depois de uma breve abordagem ao que se...

19:51

Hoje e amanhã, os discentes de especialização em organização de eventos deslocam-se especificamente à Região Autónoma da Madeira para apresentar e discutir...

19:39

A Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, em São Vicente, está a preparar um documentário que será apresentado em junho, num seminário sobre Educação,...

• PUB
19:38

Freguesia de Santana atingida pelo vento, que derrubou algumas árvores

O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que o Caminho das Queimadas encontra-se...

19:24

A equipa médica que acompanha o Papa Francisco no hospital Gemelli, em Roma, fez hoje uma surpresa ao Sumo Pontífice e levou ao quarto um bolo com velas...

19:16

Quase 1.500 kg de material foi enviado.

O Comando Regional da PSP da Madeira procedeu hoje ao carregamento de três contentores com armas a bordo de um navio...