MADEIRA Meteorologia

EUA/Eleições: PS francês apela a reunião “urgente” dos socialistas europeus

Data de publicação
06 Novembro 2024
21:03

O Partido Socialista (PS) francês convocou hoje uma reunião extraordinária nacional e pediu uma “reunião urgente dos líderes do Partidos Socialistas europeus” após a eleição do republicano Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos.

“Tendo em conta os impactos” da eleição norte-americana “na situação internacional, e em conjunto com Pedro Sánchez [primeiro-ministro espanhol], o Partido Socialista apela a uma reunião urgente dos líderes do Partido Socialista Europeu”, que reúne 60 partidos nacionais, incluindo 32 membros efetivos.

No comunicado de imprensa, o PS francês disse que “a União Europeia não é o 51º Estado americano”.

Por essa razão, “deve agora tomar consciência da sua própria força e medir a sua responsabilidade na cena internacional, num mundo abalado pelo ressurgimento dos impérios, do obscurantismo religioso, da conspiração, do racismo, do ceticismo climático e do nacional-populismo”, acrescentou.

Neste contexto, “a esquerda europeia, e os socialistas em particular, devem desempenhar plenamente o seu papel”, afirmou o PS francês, apelando a “um despertar, que passa pela afirmação de um projeto para a França e para a Europa”.

O antigo Presidente socialista francês, François Hollande, alertou na quarta-feira contra um poder “sem limites” de Donald Trump , afirmando que a nova vitória do republicano como Presidente dos Estados Unidos era “uma má notícia para a Europa”.

Relativamente à Ucrânia, Donald Trump “disse de forma arrogante que ia resolver o problema em poucos dias. Não há dúvida de que vai abandonar a Ucrânia a Vladimir Putin [Presidente russo] (...) se os europeus não reagirem”, acrescentou François Hollande.

O atual Presidente francês, Emmanuel Macron, e Donald Trump manifestaram hoje a “vontade de trabalhar para o regresso da paz e da estabilidade”, face às “grandes crises internacionais em curso”, segundo a Presidência francesa.

Durante uma “excelente conversa de 25 minutos” por telefone, o chefe de Estado francês “sublinhou a importância do papel da Europa e disse ao Presidente Trump que estava disposto a continuar esta conversa e a trabalhar em conjunto sobre estas questões” quando o candidato tomar posse, afirmou o Eliseu.

Donald Trump foi eleito o 47º Presidente dos Estados Unidos tendo já conquistado mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários, quando ainda decorre o apuramento dos resultados. Trump segue também à frente da adversária democrata Kamala Harris no voto popular, com 51,1% contra 47,4% dos votos contados.

O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes segue igualmente na frente no apuramento com 201 mandatos, a apenas 17 da maioria.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas