MADEIRA Meteorologia

Itália prioriza vacinação com AstraZeneca a maiores de 60 anos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Abril 2021
8:14

A Itália vai dar prioridade à administração da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 a maiores de 60 anos por segurança, após recomendação dos cientistas que trabalham com o Governo. O anúncio foi feito ontem em conferência de imprensa, pelo presidente do Conselho Superior de Saúde de Itália, Franco Locatelli.

"A posição decidida pelo ministro [da Saúde, Roberto Speranza], após reunião connosco e outros especialistas, é de recomendar o uso preferencial [da vacina da AstraZeneca] a pessoas com idade superior a 60 anos", destacou o responsável.

Esta tomada de posição de Itália surge após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ter confirmado hoje uma "possível ligação" da AstraZeneca com os casos incomuns de coagulação sanguínea relatados em algumas pessoas que receberam a vacina, apesar de manter uma opinião positiva sobre o seu benefício.

Franco Locatelli salientou que a maioria dos casos de trombose foram detetados em mulheres com menos de 60 anos e nos primeiros 14 dias após a primeira dose da Astrazeneca, notícia a agência EFE.

Mas quem recebeu a primeira dose desta vacina em Itália poderá receber a segunda dose para completar a imunização.

"Não há elementos" para decidir o contrário, sublinhou.

Segundo o diretor-geral do departamento de prevenção do Ministério da Saúde, Gianni Rezza, entre a noite de quarta-feira e quinta-feira o Ministério da Saúde italiano vai emitir uma circular para esclarecer esta medida.

O ministro da Saúde, Roberto Speranza, participou hoje numa reunião com os homólogos da União Europeia (UE), onde foi debatida a utilização da vacina da AstraZeneca e a intenção de uma tomada de posição conjunta.

Locatelli lembrou que, nessa reunião, a Alemanha e a Espanha, tal como Itália, manifestaram a intenção de limitar a vacina a maiores de 60 anos, enquanto a França pretende fazer para maiores de 55 anos.

A EMA realça que os benefícios da vacina superam os riscos. Das cerca de 25 milhões de pessoas que receberam AstraZeneca, o comité de segurança da EMA confirmou 86 casos de tromboses, dos quais 18 foram fatais.

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, apelou hoje a uma "posição coordenada" entre os países da UE, sobre a AstraZeneca, que não "alimente" dúvidas sobre esta vacina.

Itália já aplicou 11.697.942 doses de diferentes vacinas contra a covid-19, sendo que 3,9 milhões de pessoas estão já imunizadas após a toma das duas doses.

Das 15 milhões de vacinas que chegaram aquele país, quatro milhões são da AstraZeneca.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas