MADEIRA Meteorologia

Jornadas Madeira: Rui Fernandes reivindica alteração de regras para renovação das frotas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Setembro 2022
11:56

O diretor regional de Pescas, Rui Fernandes, que está presente nas Jornadas Madeira, iniciativa do JM que decorre no Fórum Machico, sublinhou que a Pesca na Região é um caso muito especial à escala global.

"Juntamente com os Açores somos únicos. Respeitamos as regras estabelecidas pelos organismos internacionais. Utilzamos artes de pesca tradicionais. Não contribuimos para por em risco o estado de conservação das espécies", disse o governante no uso da palavra.

Considerando que a Região está na linha da frente na tomada de medidas que favorecem os stocks de atum patudo, peixe-espada preto e lapas, Rui Fernandes admitiu que é sempre possível fazer mais. Mas, conforme admitiu, em consciência, não podemos deixar de sublinhar a ajuda que os pescadores dão ao setor. O diretor regional não deixou de protestar a condicionantes injustos. "Limitam-nos nas quotas de pesca atribuídas a Portugal e não nos deixam sequer participar nas negociações, enquanto permitem capturas a outras embarcações que arrasam, por exemplo, o peixe espada- preto nas imediações do Golfo da Biscaia", adiantou.

O diretor regional de Pescas sublinha ainda que é importante alterar as regras para a renovação das frotas.

Carla Ribeiro

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas