MADEIRA Meteorologia

Jornadas: Governo Regional precisa de investir mais na investigação e no emprego científico, defende Jacinto Serrão

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Junho 2022
11:54

Na sua intervenção no primeiro debate das Jornadas 2022/2023, que decorre esta manhã no Museu de Imprensa, em Câmara de Lobos, com o tema Educação como pano de fundo, Jacinto Serrão, deputado do PS eleito por Câmara de Lobos, colocou o foco nas políticas públicas e nos sinais que estas deviam dar ao setor da investigação e do desenvolvimento ao nível do setor educativo.

No entender do parlamentar, as instituições de ensino superior precisam de tais "sinais" para conseguirem adaptar os seus cursos às saídas profissionais disponíveis no mercado.

"As políticas públicas neste domínio materializam-se com investimento", advogou o socialista, que reitera a necessidade de alocar esses investimentos, em particular, à área da investigação, do desenvolvimento e da inovação.

É uma aposta que tem sido reiterada pela União Europeia, tendo Portugal a meta de verter 3% do PIB para I&D, lembrou.

Desta forma, asseverou que o Governo Regional precisa também de começar a dar respostas a esta realidade com investimentos claros para que a Madeira deixe de estar tão atrás nesta área. O mesmo defende ao nível do investimento nas bolsas de investigação e do emprego científico, apontando que os centros de investigação se queixam de uma escassez de apoios neste domínio, "fundamentais para criar novas dinâmicas".

Mais lamentou que o PRR não tenha direcionado verbas nesta área também para os privados.

"Sabemos que o sistema educativo está fortemente envelhecido, precisa de uma injeção de novos docentes para o rejuvenescimento", aditou ainda, considerando que há também que apoiar as instituições de ensino para que apostem na renovação das suas classes, confiando na capacidade dos mais jovens.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas