MADEIRA Meteorologia

Jornadas Madeira: "Como é que conseguimos garantir o envelhecimento com qualidade de vida sem saúde", questiona Olavo Câmara

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Fevereiro 2023
15:44

Sendo natural do concelho, Olavo Câmara, deputado municipal eleito pelo PS no Porto Moniz, está ciente dos benefícios que traria a reabertura dos serviços de urgência nos centros de saúde no município, durante 24 horas por dia, que, no seu entender, dava outra segurança à população local, mormente aos idosos.

"Como é que conseguimos garantir o envelhecimento com qualidade de vida sem saúde", questionou na sua intervenção nas Jornadas Madeira. "Como é que podemos querer criar todas as condições para que os nossos avós ou pais fiquem realmente em casa a envelhecer no conforto do seu lar se depois no Porto Moniz nós não temos acesso à saúde como devemos, neste caso 24 horas por dia. Assim sendo, pergunto como é que um idoso se sente seguro no nosso concelho quando sabe que a partir das 22h00?", reforçou.

Entendendo que o acesso à saúde e o isolamento são questões primordiais no que toca aos idosos, o deputado incita a Secretaria Regional de Inclusão a trabalhar mais no sentido de fazer maior pressão na resolução destas problemáticas.

Pese embora não seja um tema da sua tutela, Rita Andrade optou por responder a Olavo Câmara, garantindo que o executivo regional liderado por Miguel Albuquerque está atento à situação."As decisões têm de ser suportadas a vários níveis e uma urgência aberta para ter uma urgência aberta…. Não é isso que dá segurança aos idosos e, a meu ver, doutor Olavo, nem isso tem nada que ver com o envelhecimento ativo", afirmou.

Porém, Rita Andrade refere que o que está a ser feito nesse sentido e que está no terreno são "as ambulâncias que em poucos minutos se dirigem ao centro de saúde mais próximo que é em São Vicente, que está aberto 24 horas", recordou, lembrando que os recursos são limitados até porque para ter uma urgência aberta são necessários médicos, enfermeiros, entre outros profissionais.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas