MADEIRA Meteorologia

Número de trabalhadores por conta de outrem aumentou 10,7% na Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Maio 2023
10:31

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) disponibiliza hoje no seu portal a atualização da Série Retrospetiva das Estatísticas dos Quadros de Pessoal com a informação de 2021, cujos dados são fornecidos ao Instituto Nacional de Estatística pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

No âmbito desta operação estatística, em 2021, foram apurados 46,3 mil trabalhadores por conta de outrem (a tempo completo e com remuneração completa) nos estabelecimentos localizados na Região Autónoma da Madeira (RAM), correspondendo a um acréscimo de 10,7% face ao ano anterior. A RAM seguiu assim a tendência nacional de crescimento (1,9%), mas a sua maior especialização no setor turístico - fortemente penalizado pela pandemia no ano anterior - determinou um ganho maior nos trabalhadores por conta de outrem.

Face a 2020, e em termos relativos, os municípios que apresentaram os maiores aumentos no número de trabalhadores por conta de outrem foram Porto Moniz (38,7%), Calheta (16,1%) e Funchal (15,6%), acima da média regional (10,7%). Em 2021, Funchal (66,2%), Santa Cruz (10,3%), Câmara de Lobos (5,2%) e Machico (4,5%) eram os municípios que concentravam maior número de trabalhadores por conta de outrem nos estabelecimentos. No pólo oposto encontravam-se os municípios da costa Norte da ilha da Madeira, mais concretamente Porto Moniz (0,6%), Santana (1,1%) e São Vicente (1,2%).

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas