MADEIRA Meteorologia

Novo diretor da PJ na Madeira já tomou posse

Data de publicação
30 Janeiro 2025
10:43

A Polícia Judiciária da Madeira já tem novo diretor. José Matos passa agora a liderar, durante os próximos três anos, o Departamento de Investigação Criminal da Madeira, sucedendo a Ricardo Tecedeiro.

“Este voto de confiança é um motivo de grande orgulho e a exigência de compromisso, dedicação total à missão que me foi confiada”, realçou José Matos, tecendo elogios ao diretor cessante, Ricardo Tecedeiro, pelo seu “trabalho de excelência” que foi “determinante para o sucesso e prestígio” do departamento.

O novo responsável afirmou que esse legado servirá de “base sólida” que terá como referência para enfrentar os desafios do futuro, comprometendo-se a agir com ética, integridade, transparência e rigor.

“Eu, e todos aqueles que fazem parte do Departamento de Investigação Criminal da Madeira, unidos e determinados, faremos deste departamento um exemplo de excelência e dedicação à causa pública”, rematou.

Por seu turno, Luís Neves, diretor nacional da PJ, que presidiu à cerimónia, encetou o seu discurso com uma mensagem de agradecimento a Ricardo Tecedeiro, “um homem de mão cheia, um profissional exemplar, um ser humano fantástico e um colega extraordinário”. O ex-diretor foi, aliás, chamado ao palco para receber uma lembrança das mãos de Luís Neves, num momento emotivo que mereceu forte ovação por parte da plateia.

Na sua alocação, o inspetor lembrou que a atividade da PJ assenta em quatro pilares fundamentais: o compromisso, o conhecimento, a coragem e a integridade.

O coordenador lembrou, a esse propósito, a necessidade do respeito pela Lei e por todos os intervenientes processuais. “O segredo de justiça tem de ser uma das áreas em que temos de privilegiar e defender. Há um segredo de justiça, há presunção de inocência...”, apontou, frisando que os direitos humanos têm de ser o primeiro pilar a ser respeitado.

“Perante nós, seja vítima, suspeito ou arguido, é uma pessoa. Nunca se esqueçam disso”, afiançou.

Enfatizou, também, a relação de lealdade, apoio e suporte para com as autoridades judiciárias, pedindo a José Matos “total compromisso de lealdade e prontidão” para com o Ministério Público, assim como para com as forças de segurança e todas as entidades com as quais interagem.

Numa última palavra dirigida a José Matos, o responsável incumbiu-o de levar avante todos os valores elencados, pedindo para liderar a estrutura com urbanidade e justiça, contribuindo para um sentimento de bem-estar e segurança da população, e esperando que a relação com as forças de segurança e as autoridades judiciárias do MP sejam exemplares.

O momento decorre, neste momento, nas instalações da PJ, no Funchal, contando com a presença de várias personalidades madeirenses, entre as quais Miguel Albuquerque, Cristina Pedra, José Manuel Rodrigues, entre outros representantes de entidades regionais.

Refira-se que José Matos era antes coordenador da Secção de Investigação de Crimes Sexuais da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas