MADEIRA Meteorologia

Bitcoin duplicou o valor e aumentou expetativas em 2024

Data de publicação
31 Dezembro 2024
16:00

A Bitcoin revalorizou-se em 120% em 2024 e aumentou as suas expetativas após o triunfo eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos, bem como pela entrada de grandes fundos na sua negociação, segundo a agência Efe.

O ativo digital mais popular viveu este ano o seu quarto ‘halving’ (redução a metade da recompensa recebida pelos ‘mineradores’ do bitcoin), um evento que reduz a criação de novas moedas e normalmente aumenta o seu preço.

A criptomoeda, que começou o ano nos 42.508 dólares, ultrapassou largamente os 100.000 e a 17 de dezembro estabeleceu um novo máximo histórico (108.315 dólares). Por fim, o bitcoin termina o ano a rondar os 94 mil dólares.

Embora a criptomoeda tenha perdido força nas últimas semanas, após a decisão da Reserva Federal dos EUA de abrandar os cortes nas taxas, o impulso vivido até meados de dezembro permitiu-lhe fechar o ano com o preço mais alto da sua história a 31 de dezembro.

No entanto, este impulso ascendente não foi maior do que o de 2023, quando passou de 16.539 dólares para 42.508 dólares, um aumento de 157% que 2024 não conseguiu superar.

Ainda assim, a bitcoin atingiu vários marcos este ano que o consolidaram como um ativo financeiro mais sólido.

Em janeiro, o regulador de valores mobiliários dos EUA (SEC) aprovou a comercialização dos primeiros fundos negociados em bolsa (ETFs) ligados ao preço à vista do Bitcoin, marcando um marco no âmbito regulatório deste criptoativo.

A decisão da SEC fez com que grandes gestores entrassem neste mercado, além de abrir a possibilidade aos investidores de retalho de possuírem bitcoins sem se exporem a plataformas criptográficas.

Embora a SEC tenha afirmado que a decisão de aprovar estes onze ETF não significa que o regulador norte-americano aprove ou apoie a bitcoin, a sua decisão reforçou a criptomoeda, que Donald Trump abordou durante a campanha eleitoral.

Trump prometeu fazer dos Estados Unidos a “capital criptográfica do mundo” e estabelecer uma “reserva estratégica”. Desde a sua vitória eleitoral, a 06 de novembro, a criptomoeda subiu 35%.

O republicano anunciou que o novo presidente da SEC será Paul Atkins, um conservador que presta consultoria a empresas financeiras e empresas de criptomoedas, o que aumentou ainda mais a euforia por este ativo digital.

No caminho iniciado em janeiro pela SEC, entrou na segunda-feira em vigor o regulamento da União Europeia (UE) que irá regular a emissão e negociação de criptoativos, conhecido como MiCA, embora, como alertou a Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados (ESMA), este regulamento não protege os investidores ao mesmo nível que outros instrumentos financeiros.

Olhando para 2025, a plataforma Bit2Me acredita que 2024 “foi apenas o início de uma mudança estrutural no sistema financeiro” e, por isso, considera que este ano “lançou as bases para um crescimento sustentado e uma maior adoção da bitcoin”.

De acordo com a consultora Ernst and Young (EY), “a aprovação dos ETFs Bitcoin nos EUA melhorou a legitimidade dos ativos digitais, proporcionando um maior acesso aos investidores institucionais e melhorou a liquidez do mercado”.

“O sucesso destas operações, no entanto, depende também da superação de desafios regulatórios e da demonstração de estruturas de ‘compliance’ [conformidade] robustas”, sublinha a EY.

A criptomoeda, que passou de 16.500 dólares para 100.000 dólares em dois anos, aguarda em 2025 a concretização das inúmeras promessas que o republicano Donald Trump fez ao setor, bem como os efeitos que poderão ter noutras regiões.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas