MADEIRA Meteorologia

22% das empresas da Região em risco de incumprimento

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
20 Setembro 2024
11:06

A Iberinform, revelou, esta manhã, que 22% das empresas da Madeira encontram-se em risco de incumprimento, de acordo com dados do Insight View, os quais revelam que metade destes negócios foram constituídos nos últimos cinco anos.

Segundo a mesma a fonte, no primeiro semestre deste ano, “verificou-se um crescimento de 8% na criação de novas empresas, refletindo um ambiente propício ao empreendedorismo e ao investimento”, por outro lado, “registou-se também um aumento de 23% no número de dissoluções empresariais durante o mesmo período, o que pode indicar a existência de desafios enfrentados por algumas empresas”.

Quanto às insolvências, sofreram uma diminuição de 36%, o que, como evidencia a Iberinform, “sugere uma maior estabilidade financeira dentro do tecido empresarial madeirense”.

Refira-se que, na Região, 65% das empresas estão concentradas no Funchal. Além da capital, surgem com um número considerável de firmas os concelhos de Santa Cruz (10%), Câmara dos Lobos (6%), Machico (4%), Ribeira Brava (4%) e Calheta (4%), sendo que os restantes agregam 7% do total das empresas.

No que concerne à dimensão de empresas, 87% do total da Madeira é composto por microempresas, 12% pequenas empresas e apenas 1% médias empresas. “No que respeita ao risco, a análise indica que 47% das empresas apresentam um risco médio, 31% um risco baixo, e 22% enfrentam um risco elevado, o que sublinha a importância de uma gestão cautelosa e de medidas preventivas para assegurar a sua sustentabilidade a longo prazo”, explica a mesma fonte.

Mais se acrescenta que 38% do total das empresas têm até cinco anos de existência, “indicando um cenário de vitalidade e a emergência de novas iniciativas empresariais na região, com 20% dessas empresas a apresentar um baixo risco de incumprimento”, explica a Iberinform. Negócios com 16 a 25 anos representam 22% do tecido empresarial e 12% têm mais de 25 anos de experiência.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas