MADEIRA Meteorologia

Venezuela: Altos Mirandinos vai acolher a 61.ª Academia do Bacalhau do mundo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Outubro 2023
16:49

A oficialização da Academia do Bacalhau de Los Altos Mirandinos, localidade situada a cerca de 30 km de Caracas, na Venezuela, obteve ‘luz verde’ durante 50.º Congresso Mundial das Academias do Bacalhau, que decorreu entre 12 e 15 deste em em Punta Cana, na República Dominicana.

A decisão foi revelada ao JM por Antonino de Ponte, ‘Carrasco’ da Academia de Caracas. Se tudo correr como previsto, a nova academia, vai ser constituída oficialmente em março do próximo ano, num ato a anunciar oportunamente e que marcará o nascimento e entrada em funcionamento da 61.ª Academia do Bacalhau a nível mundial.

Antonino De Ponte justificou esta decisão explicando que a zona dos Altos Mirandinos acolhe uma importante comunidade portuguesa, sobretudo de origem madeirense, com capacidade de organização e mobilização, fatores determinantes para sustentabilidade das ações de natureza solidária que norteiam a atividade das academias do bacalhau.

O responsável referiu ainda que a criação da Academia do Bacalhau de Miami, nos Estados Unidos, cuja ideia já foi noticiada pelo JM, também foi abordada pelos compadres que se deslocaram à República Dominicana, tendo merecido o apoio do congresso.

O projeto desta academia ainda está a ser estudado pelos seus promotores, que são liderados por Daniel Ferreira, presidente do Portuguese Club of Miami, que presentemente está empenhado em arranjar uma sede para esta coletividade.

De Ponte, que é natural da Ribeira da Janela, freguesia do Porto Moniz, revelou também que o próximo Congresso Mundial das Academias do Bacalhau deverá acontecer na Cidade do Cabo, na África do Sul, e o segundo em Paris, França.

Raul Caires

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas