MADEIRA Meteorologia

Emigrantes na África do Sul descontentes com as eleições

Eleitores portugueses residentes na África do Sul deslocaram-se ontem e hoje aos consulados para depositarem nas urnas o seu boletim de voto, podendo exercer assim, em circunstâncias especiais, o seu dever cívico, devido à disfuncionalidade dos serviços postais da África do Sul que encerraram 420 estações e demitiram 6.000 funcionários no passado dia 1 de março, para uma redução de gastos que veio agravar a situação de precaridade operacional que se fazia sentir há muitos anos.

Os portugueses, muitos mesmo, evidenciaram-se indignados com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) pela atitude inominável ao recusar a oportunidade aos emigrantes de procederem à entrega pessoal dos boletins de voto nos consulados para serem depois remetidos ao Centro de Apuramento através do correio diplomático.

Essa rejeição é um sinónimo de desavença do CNE para com as autoridades diplomáticas e consulares portuguesas na África do Sul, os quais pugnaram fortemente em montar uma operação, potencialmente infalível, de recebimento e/ou recolha dos envelopes - centenas - contendo os boletins de voto, para posteriormente e com toda a segurança remeter à CNE através do correio diplomático.

Foi uma recusa amarga, fragorosa, de azebrada malevolência que falseia a verdade eleitoral e cria uma nota de abstencionismo igualmente falsa com a agravante de distanciar, intencionalmente, compatriotas da vida política do seu país numa manipulação a todos os títulos inaceitável.

Em Joanesburgo, Cidade do Cabo, Pretória, Vanderbijlpark, Vereeniging, Salsolburg Welkom, Bloemfontein o número de pessoas que não receberam os boletins de voto é às centenas havendo casos inexplicáveis onde na mesma família um recebe e outros dois não, algo recorrente a avaliar pelo que aconteceu nas legislativas e para as europeias, conforme o JM noticiou oportunamente.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas