MADEIRA Meteorologia

Embaixador de Portugal na África do Sul assinala requalificação da cozinha da Obra Madre Teresa em Joanesburgo

O Embaixador de Portugal na África do Sul, assinalou, hoje, a requalificação da cozinha e equipamentos que servem a Obra Madre Teresa, na Igreja de Sam Patrick, em La Rochelle, Joanesburgo com o apoio de fundos oriundos do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

A Obrada Madre Teresa fundada e dirigida por Gina Loureiro em 1989 vem desde então medrando uma ação de solidariedade com a firme intenção de amenizar ou diminuir a dor e necessidade de centenas de pessoas desprivilegiadas, a sua maioria residentes e no sul de Joanesburgo com a distribuição de cabazes de alimentos e de refeições quentes pela população mais carenciada desta zona que outrora foi intensamente habitada por centenas de portugueses, muitos dos quais oriundos da Ilha da Madeira e que por dinâmicas várias de degradação económica, insegurança e violência criminal , foi vendo os nossos compatriotas dispersarem para outros locas da cidade.

  • Embaixador de Portugal na África do Sul assinala requalificação da cozinha da Obra Madre Teresa em Joanesburgo

Continua, no entanto, a servir muitos agregados familiares de nacionais sul africanos e portugueses (numa proporção 70%-30% aproximadamente) a paróquia de Sam Patrick, é de salientar, sempre teve um relacionamento de grande proximidade com a nossa Comunidade .

A Obra Madre Teresa efetua esta distribuição alimentar todas as terças-feiras e é apoiada na sua ação por diversos comerciantes e produtores agrícolas portugueses que fornecem toda a espécie de alimentos com especial relevo de fruta e legumes de boa qualidade.

  • Embaixador de Portugal na África do Sul assinala requalificação da cozinha da Obra Madre Teresa em Joanesburgo

Além das refeições preparadas pelo Grupo Madre Teresa a sua missão de ajudar os maios carentes envolve a doação de roupas, cobertores e outros itens que lhes sejam doados pela comunidade e empresas.

Constata-se sem dificuldade que em certas ocasiões, estas ações abrangem milhares de pessoas que se dirigem à Igreja fazendo uma fila que circunda todo o quarteirão desde a esquina da Fifth Street com a Johannesburg Road podendo afirmar-se sem pejo que são ações que se revestem de um efeito bastante significativo e impactante ,

Esta intervenção louvável da Embaixada de Portugal em associar-se a este movimento da sociedade civil (Obra, Igreja e fornecedores de alimentos) que contribuo deveras para a dignificação de uma comunidade bem integrada entre sul -africanos e portugueses que aqui residem há muitos anos e com isso, participar no esforço coletivo de promoção das condições de vida nesta cidade e neste País, marca da participação portuguesa na reconstrução da África do Sul, o contribui muito positivamente para a diminuição dos inaceitáveis índices de criminalidade, e estabilização da comunidade local .

  • Embaixador de Portugal na África do Sul assinala requalificação da cozinha da Obra Madre Teresa em Joanesburgo

Em concreto, esta intervenção da Embaixada de Portugal, permitiu recuperar a cozinha e equipamentos que não reuniam desde algum tempo a esta parte, condições mínimas operacionais e de salubridade.

Para servir esta iniciativa, um montante aproximadamente de 200.000.00 randes permitiu fornecer equipamentos, mobiliários e vários utensílios de cozinha que certamente vão servir melhor os esforços da Comunidade.

O Padre Jorge louvou a cooperação desde sempre existente entre a Comunidade Portuguesa e a intervenção social da Igreja da paróquia de Saint Patrick, laço que o Dr. José Fernando da Costa Pereira, Embaixador de Portugal para a África do Sul, louvou, aproveitando o ensejo para reconhecer e agradecer o empenho da Dulce das Dores e a sua equipa de voluntários assim como a generosidade e competência de comerciantes e outros contribuidores portugueses que marcaram presença nesta ocasião.

  • Embaixador de Portugal na África do Sul assinala requalificação da cozinha da Obra Madre Teresa em Joanesburgo

A ocasião contou para além da presença de vários doadores e voluntários, assim como a presença do Conselheiro Social da Embaixada de Portugal, Dr. Diogo Franco e o Conselheiro em exercício da Diáspora Madeirense em Joanesburgo.

A Cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo que tem apoiado a Obra não esteve presente por motivos de saúde.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
6/03/2025 08:00

Há 30 anos atrás, em 1995 ocorre o “annus mirabilis” da Britpop.

Qualquer melómano que se preze, mesmo que não aprecie (por uma questão de gosto pessoal),...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como está a acompanhar a situação clínica do Papa Francisco?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas