MADEIRA Meteorologia

LE: Sporting na Polónia em busca do regresso às vitórias

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Outubro 2023
12:46

O Sporting desloca-se na quinta-feira ao reduto dos polacos do Rakow em busca do regresso às vitórias na Liga Europa em futebol, em embate da terceira jornada do Grupo D, depois do desaire caseiro com a Atalanta.

No Zaglebiowski Park Sportowy, em Sosnowiec, a partir das 17:45 (em Lisboa), os ‘leões’ vão procurar reforçar o segundo lugar do agrupamento, no qual seguem com três pontos, os conseguidos com o triunfo na ronda inaugural, com reviravolta, na Áustria, face ao Sturm Graz (2-1).

A formação comandada por Rúben Amorim, que persegue a 10.ª vitória da temporada, ao 12.º jogo em todas as competições - só não venceu os italianos e em Braga, para a I Liga (2-2) -, defronta o único conjunto do Grupo D ainda sem pontos e golos.

Os polacos, que são quartos no seu campeonato, perderam por 2-0 em Bérgamo e por 1-0 na receção ao Sturm Graz, tendo, perante os líderes da I Liga portuguesa, a última oportunidade para se manterem na corrida ao apuramento.

A formação lusa é favorita, no que será o seu terceiro confronto face a conjuntos polacos, depois de quatro embates com o Legia Varsóvia, saldados com duas vitórias, um empate e uma derrota (5-3 em golos).

Os ‘leões’ superaram o Legia nos 16avos de final da Liga Europa de 2011/12, com um empate 2-2 na Polónia e um triunfo em Alvalade por 1-0, e, em 2016/17, na fase de grupos da ‘Champions’, ganharam em casa por 2-1 e perderam fora por 1-0.

Agora, à terceira visita, seis anos depois, o Sporting vai tentar o primeiro triunfo de sempre em solo polaco e o segundo fora no Grupo D, após o resgatado em Graz, no último quarto de hora, com tentos de Viktor Gyokeres e Ousmane Diomandé.

No outro encontro do Grupo D, o Sturm Graz, terceiro, com três pontos, recebe a líder Atalanta, que soma seis, num embate igualmente importante nas contas do apuramento - o primeiro segue para os ‘oitavos’ e o segundo para os 16 avos de final, marcando encontro com uma formação proveniente da ‘Champions’.

A formação de Bérgamo é uma das sete que está 100% vitoriosa após as duas primeiras rondas da fase de grupos, juntamente com West Ham (Grupo A), Liverpool (E), Slavia Praga e Roma (G) e Bayer Leverkusen e Qarabag (H).

Entre este septeto, destaque para a Roma, de José Mourinho, que vai em busca da terceira final europeia seguida, depois da conquista da Liga Conferência Europa de 2021/22 (1-0 ao Feyenoord na final) e do desaire no jogo decisivo da Liga Europa de 2022/23 (1-1 após prolongamento e 1-4 nos penáltis com o Sevilha).

Os romanos, que venceram por 2-1 no reduto dos moldavos Sheriff e por 4-0 na receção aos suíços do Servette, recebem o Slavia Praga, também vencedor dos dois jogos, e de forma convincente (2-0 na Suíça e 6-0 na receção ao conjunto de Tiraspol).

Nos outros embates da terceira ronda, destaque para a deslocação do West Ham a casa do Olympiacos, no Grupo A, a receção do Brighton e a um Ajax em grave crise, no Grupo B, e a viagem do Liverpool a Toulouse, no Grupo E.

A jornada, que incluiu ainda um embate entre os 100% vitoriosos Bayer Leverkusen e Qarabag, não ficará concluída na quinta-feira, devido ao adiamento, para 06 de dezembro, do embate entre o Villarreal e o Maccabi Haifa, devido à guerra na Faixa de Gaza.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas