MADEIRA Meteorologia

Rui Campos Matos realiza visita guiada ao Hospício da Princesa Dona Maria Amélia

Data de publicação
23 Fevereiro 2024
10:36

Tem lugar na próxima quarta-feira, mais uma sessão do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Funchal, que visa aproximar os escritores do público em geral e que desta vez terá como convidado Campos Matos, autor da obra “Hospício da Princesa Dona Maria Amélia – Um Livro de Pedra”, que integra a coleção ‘Madeira Selected Memories’, da DRABM, lançado no início de 2022.

Conforme desvela uma nota enviada à redação, por se tratar dum livro que apresenta um aprofundado estudo sobre o edifício, o seu arquiteto e a sua construção, esta sessão será feita no próprio Hospício, sendo esta uma oportunidade para o público em geral ficar a conhecer a história e os diferentes pormenores arquitetónicos do mesmo, guiados pela mão segura de um estudioso que lhe conhece todos os segredos.

Recorde-se que a Princesa Dona Maria Amélia faleceu há 171 anos na Quinta das Angústias atual Quinta Vigia, mais precisamente a 4 de fevereiro de 1853, vitimada pela tuberculose. Em tributo à sua memória e também como agradecimento pela forma carinhosa como então o povo madeirense a acolheu e à sua mãe, D. Amélia, viúva do primeiro Imperador do Brasil, aquando da sua estadia na ilha, decidiu mandar edificar um hospital para acolher e tratar gratuitamente os madeirenses pobres atacados da pela mesma doença.

Já Rui Campos Matos é formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde se doutorou com uma tese subordinada ao tema “A Arquitetura do Turismo Terapêutico – Madeira e Canárias, 1800-1914”. Exerce a sua profissão na ilha desde 1989.

Paralelamente ao seu labor diário, desenvolveu uma paixão pela pesquisa histórica, sobretudo a alusiva à arquitetura regional, tendo já publicado outras três obras, para além da que estará em foco na próxima semana, mormente “As Origens do Turismo na Madeira: Quintas e Hotéis do Acervo da Photographia Museu – “Vicentes” (2013), “Singularidades Arquitetónicas do Funchal” (2019) e “Guia de Arquitetura do Funchal Século XX: 15 Obras Essenciais” (2020).

Destaque-se que é esta a segunda vez que o Clube de Leitura da Biblioteca Municipal se realiza fora de portas. Nesta nova sessão realizada ao ar livre, o ponto de encontro será junto ao portão do Hospício da Princesa Dona Maria Amélia, na Avenida do Infante, n.º 12.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas