MADEIRA Meteorologia

Prémio Literário João Augusto d' Ornelas com inscrições a decorrer até 19 de julho

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Junho 2023
10:58

O prazo para a submissão dos trabalhos referentes à 3.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, termina no próximo dia 19 de julho.

Um prémio que visa prestar homenagem à memória do prestigiado escritor câmara-lobense do século XIX e que oferece além da publicação do conto vencedor e das menções honrosas, um prémio monetário de 1500 euros ao primeiro classificado.

João Augusto d’Ornelas, nasceu no Estreito de Câmara de Lobos, a 24 de agosto de 1833, tendo falecido no Funchal, a 11 de julho de 1886. Começou a sua atividade profissional como aprendiz de tipógrafo no jornal O Arquivista e n’A Ordem, e foi redator do jornal O Direito. Mais tarde, foi correspondente do Jornal do Comércio, de Lisboa, e do Comércio do Porto. Começou a publicar em jornais literários, tendo alcançado notoriedade com inúmeros folhetins divulgados na imprensa, com romances editados sob o signo do Romantismo, sendo "A Mão de Sangue" a sua obra mais conhecida.

Com esta nova edição do Prémio Literário, é pretendido dar a conhecer o seu patrono, estimular o gosto pela leitura e escrita, defender e valorizar a língua portuguesa. É ainda, uma estratégia cultural da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, promover e incentivar a criação literária através da escrita em prosa, sob a forma de conto, com tema livre, entre 20 a 25 páginas. Porém, deve estar patente no enredo, direta ou indiretamente, no mínimo, uma alusão às vinhas e/ou vinho Madeira, cuja cultura é uma marca da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.

Segundo o Vice-presidente da autarquia, Leonel Silva, que detém o pelouro da Cultura, "Tendo em conta a interessante participação registada nas duas primeiras edições, fica patente que ainda existem muitas histórias por contar, inspiradas pela envolvência cultural e humana do Estreito de Câmara de Lobos."

O júri do Prémio Literário João Augusto d`Ornelas, será constituído por três elementos de reconhecido mérito e idoneidade, nomeadamente, Francisco Fernandes, Lília Mata e Laura Moniz. Haverá um 1.º prémio pecuniário, no valor de 1500 euros, mas podem ser atribuídas menções honrosas, até a um máximo de duas. O trabalho vencedor com o 1.º prémio e as possíveis menções honrosas, serão editados em livro.

Para mais informações, poderá ser consultado o regulamento do Prémio, no portal de internet da autarquia em: https://www.cm-camaradelobos.pt/servicos/cultura/premio-literario-joao-augusto-d-ornelas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas