MADEIRA Meteorologia

Mulher perdida nas serras da Madeira mobilizou 14 operacionais e 6 veículos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Janeiro 2021
17:33

No total, estiveram envolvidos 14 elementos e seis veículos no resgate da mulher de 33 anos, de nacionalidade polaca, que esteve perdida na noite passada nas serras da Madeira.

O Comando Regional da PSP Madeira, os Bombeiros Voluntários de Santana e a Polícia Florestal comunicaram, através de uma nota enviada às redações, as diligências relacionadas com o socorro e salvamento efetuado a uma cidadã polaca de 33 anos, de férias na Ilha da Madeira.

Na passada terça-feira, pelas 19h00, a cidadã que se havia proposto a efetuar o percurso pedestre no Ribeiro Frio - Pico do Areeiro - Pico Ruivo - Curral das Freiras, contactou o número de emergência nacional (112) alertando que se encontrava perdida e necessitava de auxílio.

De imediato foi acionada a Brigada de Busca e Socorro, Salvamento e Resgate em Montanha da PSP e dado conhecimento ao Serviço Regional de Proteção Civil, que acionou os Bombeiros Voluntários de Santana e a Polícia Florestal.

Cientes do perigo de vida em que a cidadã se encontrava decorrente das condições climatéricas adversas, com temperaturas extremamente baixas, neve, vento forte e chuva, foi de imediato dado início às diligências de busca, percorrendo as equipas acionadas os trilhos dos percursos pedestres iniciados no Curral das Freiras e na Achada do Teixeira com vista a uma mais célere localização e socorro da vítima.

Concomitantemente, sendo possível contacto telefónico com a vítima, através de diligências de georreferenciação, foi possível à Polícia de Segurança Pública proceder à sua localização exata, permitindo que a vítima fosse avistada pelas 22h00 junto à Vereda Lombo dos Portais, fora de trilho e em zonas de escarpa.

Não obstante esta localização, atendendo ao local de difícil acesso em que se encontrava, permanecendo imóvel fora do trilho recomendado, em sério risco de queda, o seu salvamento apenas foi concretizado pelas 01h00, pelos Bombeiros Voluntários de Santana, cujos meios conseguiram aproximação segura e socorro da vítima.

A cidadã, que já se encontrava em estado de hipotermia foi de seguida evacuada pelo trilho de regresso à Achada do Teixeira, tendo sido dado por terminado o socorro às 04h00, sendo a vítima transportada pelos Bombeiros Voluntários de Santana para as urgências do Centro de Saúde de Machico para avaliação médica.

De acordo com as autoridades regionais, o sucesso desta operação só foi possível pela "excelente colaboração" das três instituições envolvidas, coordenadas no terreno pelo Bombeiros Voluntários de Santana, que desenvolveram a sua ação durante nove horas num cenário com condições extremamente difíceis devido às condições atmosféricas e ao terreno onde se desenrolaram.

Participaram nesta operação 6 elementos da Brigada de Busca e Salvamento em Montanha da PSP; 6 elementos do Bombeiros Voluntários de Santana e dois Guardas da Polícia Florestal, com o apoio de 6 viaturas.

As autoridades regionais apelam ainda a todos os cidadãos para nunca efetuem este tipo de atividade sozinhos, com condições atmosféricas adversas ou sem o vestuário adequado.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas