MADEIRA Meteorologia

Vice-presidente da CMF apela à participação na Semana do Coração nos Mercados Municipais

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Maio 2022
10:28

A partir de hoje e até ao dia 28, decorre nos mercados Municipais dos Lavradores e da Penteada, a Sétima edição da Semana do Coração. O evento organizado pela Câmara Municipal do Funchal tem lugar no novo espaço destinado a feiras e eventos, no terraço do Mercado dos Lavradores.

Na abertura, a Vice-presidente da CMF, Cristina Pedra apelou a que as pessoas participem nas diversas iniciativas que vão decorrer durante a semana e que visam sensibilizar a população a adotar estilos de vida saudáveis, controlar os fatores de risco mais conhecidos e a promoção da alimentação rica e diversificada.

No Mercado dos Lavradores, entre as 9h e as 13h, será possível realizar rastreios bioquímicos, nomeadamente a glicémia, o colesterol, a pressão arterial e o índice de massa gorda. Serviços que serão assegurados pelos Serviços Médicos de Urgência, pelas farmácias de São Martinho, Confiança e Botica Inglesa e ainda a Cruz vermelha Portuguesa.

Já o Mercado da Penteada, para além de palestras com dicas úteis para a saúde, haverá um conjunto de outras atividades desde workshops como preparar uma alimentação saudável e mensagens de incentivo à prática desportiva.

Cristina Pedra referiu não é por acaso que as palestras, sobre como fazer uma alimentação saudável recorrendo às ervas aromáticas, se realizam nos mercados municipais, exatamente, para utilizar "os nossos produtos frescos, para podermos comer mais e melhor e não ficarmos com problemas de saúde, isto se tivermos cuidado na forma como confecionamos os alimentos" .

Refira-se que a iniciar a tarde desta segunda, no Mercado dos Lavradores, vão decorrer duas pequenas palestras sobre o papel das plantas aromáticas na Saúde, palestras asseguradas pela Secretaria Regional da Agricultura e o SESARAM. A finalizar este primeiro dia terá lugar uma aula de dança livre, assegurada pelo Centro Comunitário Regional.

Uma das novidades deste ano prende-se com a envolvência dos ginásios municipais. Assim, nos dias 24 e 25, decorrem duas pequenas aulas de ginástica, no período da tarde, abertas a todos os que queiram experimentar.

E porque o tema é o Coração, realiza-se ainda, no Mercado dos Lavradores, nos dias 24 e 28, uma demonstração de primeiros socorros, assegurada pela Associação Madeira Emergência, um parceiro dos Mercados Municipais.

No dia 25 de maio decorrem duas pequenas palestras sobre os produtos regionais, asseguradas pela Secretaria Regional da Agriculta e pelo SESARAM, produtos que podem ser adquiridos nos Mercados Municipais.

Outra das novidades desta edição é a diversidade de convidados e iniciativas, agregando vários sectores e cumprindo a promessa do Executivo do Município do Funchal de colaborar com todas as entidades e envolver todos os agentes ativos com responsabilidades, neste caso na promoção da saúde. Assim, no dia 26 de maio, no Mercado dos Lavradores, realiza-se uma palestra sobre a Importância de uma alimentação saudável e outra sobre a alimentação na prevenção das doenças cardiovasculares.

No dia 27 de maio, o Mercado dos Lavradores enche-se de animação, música e movimento, com uma aula de ginástica assegurada pela Professora Helena Fagundes e o Professor Rodrigo Rocha, seguindo-se alguns concelhos úteis com o fisioterapeuta Luís Miguel Gouveia.

A finalizar, a Semana do Coração haverá então um showcooking com a Cátia Gonçalves, que promete surpreender os presentes, com uma refeição completa, rica em nutrientes e diversificada.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas