MADEIRA Meteorologia

IPMA admite que chova quase o mesmo que no "20 fevereiro", mas em circunstâncias diferentes

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Junho 2023
19:49

As zonas montanhosas foram aquelas onde choveu mais, desde a chegada hoje da depressão Óscar, disse Victor Prior, diretor do Observatório Meteorológico do Funchal do IPMA, à rádio JM FM, identificando que foi no Chão do Arieiro (1.500 metros de altitude), no Pico Alto (1.000 m) e no Monte (600 m) que os valores rondaram os 100 milímetros de precipitação, designadamente 117, 110 e 99 milímetros, respetivamente. O Pico do Areeiro também registou 99 milímetros.

"Estes valores enquadram-se dentro do aviso vermelho que tinha sido emitido", disse Victor Prior.

Quanto às próximas horas, a previsão de mau tempo mantém-se até amanhã ao início da tarde.

"Amanhã, quando chegarmos ao fim desta situação, os valores serão à partida consideravelmente elevados", referiu, acrescentando que o período de maior tensão será entre as 06h00 e as 12h00, altura em que estão previstos "maiores valores". A noite será também muito chuvosa, comunicou.

Victor Prior comparou ainda o atual fenómeno com o 20 de fevereiro de 2010, quando foi registada uma precipitação de 150 milímetros no Funchal e 400 milímetros no Areeiro, num período bastante curto de 8 a 10 horas e já com os solos ensopados. "Acredito que quando chegarmos ao fim deste episódio os valores, à partida, poderão ser ligeiramente inferiores, mas o intervalo de duração da chuva é muito maior, é de cerca de 24 horas", concluiu.

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas