MADEIRA Meteorologia

Taxistas pedem atualização de convenção de preços e regulação das rent-a-car

Marco Milho

Jornalista

Data de publicação
09 Abril 2024
22:21

O presidente da TaxisRAM – Associação de Táxis e Outros Transportes, reuniu-se, esta terça-feira, com o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, para discutir assuntos como a atualização da convenção de preços e a regulação das empresas de aluguer de automóveis.

Após a reunião com Pedro Fino, que tutela o setor dos transportes terrestres, Paulo Pereira, presidente da TaxisRAM, disse que as preocupações dos taxistas foram auscultadas e que o Governo está disponível para encontrar soluções, ainda que esteja atualmente limitado por estar em gestão.

Uma dessas questões foi a regulamentação das rent-a-car. Paulo Pereira disse que o Governo Regional transmitiu disponibilidade para levar à discussão com a Assembleia da República a possibilidade de trabalhar a legislação relativa às empresas de aluguer de automóveis. Limitar o número de viaturas e assegurar a existência de locais e garagens próprias são algumas das medidas que Paulo Pereira acredita serem necessárias para garantir uma leal concorrência com o restante setor dos transportes.

“Que seja tudo feito de forma correta, para pôr tudo a trabalhar como diz a lei. Não é como está atualmente, que ninguém tem mão para pôr no setor”, apontou.

Outra questão diz respeito à atualização das convenções de preços. O dirigente da TaxisRAM sublinha que a atual convenção caducou a 31 de dezembro de 2021, e que os valores não são atualizados desde 2014.

“Estamos a trabalhar com valores que já têm 10 anos. Não faz sentido”, disse, explicando que o objetivo é adotar a mesma convenção de preços usada no continente, com algumas alterações para responder a especificidades da Região.

“Falámos na questão da tarifa única, tarifas de portos e aeroportos. Isto tudo já foi falado em várias reuniões, mas o Governo tem tardado em avançar com isto. Foi-nos explicado pelo senhor secretário que havia vontade de implementar a nova convenção, mas que o Governo Regional está em gestão e a convenção não é um caso de extrema urgência que seja mesmo preciso convencionar os tarifários neste momento”, adiantou Paulo Pereira, acrescentando que os taxistas entendem a justificação e por isso estão dispostos a esperar pelo novo executivo para “dar seguimento ao trabalho que foi feito”.

[Atualizado às 17h00, para corrigir o nome da associação.]

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas