MADEIRA Meteorologia

PS recomenda ao Governo Regional a adoção de medidas eficazes de regulação do campismo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Junho 2023
17:35

O Grupo Parlamentar do PS apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de resolução a recomendar ao Governo Regional a adoção de medidas eficazes de regulação do campismo, atendendo à necessidade de preservação dos recursos naturais.

"Os casos cada vez mais frequentes de acampamentos selvagens nas serras da Madeira, alguns deles em zonas protegidas, e o défice de informação sobre o campismo em espaço florestal" motivaram esta iniciativa, segundo se lê num comunicado enviado às redações.

Apesar dos parques de campismo e de caravanismo existentes na Região, a procura por estes espaços não tem grande expressão, o que se constata pela proliferação do campismo selvagem, refere a deputada Sofia Canha. A parlamentar considera que uma forma de dissuadir estes comportamentos passa pela disponibilização aos turistas que nos visitam de informação oficial sobre as condições inerentes à atribuição de autorização do campismo e sobre a utilização dos recursos.

Como tal, a proposta socialista recomenda a criação de um balcão de informações em cada um dos aeroportos do arquipélago, dirigido especialmente aos turistas que pretendam pernoitar nas serras da Madeira e do Porto Santo, incentivando à utilização dos parques de campismo e de caravanismo que cumpram os requisitos específicos de instalação, classificação e funcionamento e dando a conhecer ao visitante, de forma clara e rigorosa, as regras a cumprir.

Por outro lado, adianta Sofia Canha, o projeto preconiza a criação de uma plataforma de registo voluntário de caminhantes que permita, através da prestação voluntária da informação do caminho pedestre a percorrer, simplificar a localização e a prestação de socorro, em caso da verificação de alguma ocorrência. A distribuição de equipamentos de georreferenciação aos caminhantes, aquando do registo na referida plataforma, para evitar a sua desorientação no território, a definição da capacidade de carga máxima dos percursos pedestres recomendados e a instalação de mecanismos destinados a limitar a pressão humana sobre os recursos são outras medidas defendidas pelo PS.

Na ótica dos socialistas, é igualmente fundamental garantir a existência e o cumprimento de planos de manutenção e de limpeza, infraestruturas básicas de saneamento ecológicas integradas na paisagem e ainda a instalação de sinalização universal e com informações de segurança nas áreas de utilização dos parques de campismo e de caravanismo.

O PS propõe ainda a celebração de contratos-programa e outros mecanismos de apoio e uma mais vasta e expressiva rede de infraestruturas de campismo e caravanismo nos municípios da Região.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas