MADEIRA Meteorologia

PS defende extinção do cargo de Representante da República

Data de publicação
25 Fevereiro 2024
12:29

A candidatura do PS-Madeira às eleições legislativas nacionais de 10 de março defende a revisão da Constituição e que, nesse âmbito, seja extinto o cargo de Representante da República e as suas competências transitem para o Presidente da República.

Esta manhã, em ações de contacto com a população nas freguesias de Santo António e do Caniço, Paulo Cafôfo defendeu o aprofundamento da Autonomia e a revisão constitucional, considerando que o cargo de Representante da República “não faz sentido nos dias de hoje”.

O cabeça de lista socialista afirmou o PS como um partido fundador da Autonomia e que tem estado sempre na dianteira no que se refere à sua evolução e aprofundamento, e aproveitou para lançar críticas ao PSD, que, “de uma forma humilhante, quer que o Representante da República seja substituído por um mandatário”.

“Os madeirenses não precisam de mandatários. Nós somos senhores do nosso destino e não nos vergamos nem aceitamos que uma Região Autónoma tenha um mandatário”, assegurou Paulo Cafôfo.

O candidato e presidente dos socialistas madeirenses considerou, aliás, que a extinção da figura do Representante da República faz ainda mais sentido no atual contexto de crise política que se vive na Região, já que, apesar de o Representante ter tomado a decisão de não nomear um novo Governo, a decisão de dissolver a Assembleia Legislativa pertence ao Presidente da República.

Deixando reparos à “confusão” existente com a divisão de competências, Paulo Cafôfo frisou que os poderes deviam estar centralizados no Presidente da República, algo pelo qual os socialistas prometem lutar no Parlamento nacional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas