MADEIRA Meteorologia

PS apresenta voto de pesar pela morte de António Loja

Data de publicação
12 Dezembro 2024
15:40

O Partido Socialista-Madeira manifestou, esta tarde, o seu pesar pelo falecimento de António Loja, antigo deputado socialista e professor, tendo dado entrada na Assembleia Legislativa a um voto de pesar onde enaltece a “figura incontornável e marcante da política madeirense, unanimemente reconhecido pela sua postura democrática e pelo seu afinco na defesa das liberdades”.

Nascido no Funchal em 1934, ao longo da sua vida António Loja destacou-se nas diferentes vertentes e causas que abraçou. Foi opositor ao Estado Novo e, nas primeiras horas após o 25 de Abril, envolveu-se na luta pela Democracia, que se confundiu com a construção da Autonomia Regional, prosseguindo, em paralelo, a sua carreira de professor e escritor.

Após ter cumprido o serviço militar, António Loja regressou à Madeira, tendo iniciado a sua participação política na luta contra a ditadura. No ano de 1969, foi signatário da “Carta a um Governador” e candidatou-se à Assembleia Nacional na lista de Oposição Democrática pelo círculo do Funchal. Após o 25 de Abril, foi nomeado presidente da Comissão Administrativa da Junta Geral, cargo do qual se demitiu em 1975, por entender que a ocupação deste cargo deveria resultar da legitimidade de uma eleição.

Além da carreira de professor do ensino secundário na Escola Industrial, que António Loja exerceu entre os anos de 1972 e 2000, o presidente do PS-Madeira releva também o seu “percurso assinalável na vida política”, lembrando o facto de ter sido eleito deputado do PS-M à Assembleia da República, entre 1976 e 1979, e à Assembleia Legislativa Regional, entre 1980 e 1984, “mandatos nos quais defendeu, de forma inabalável, os valores democráticos e da liberdade e pugnou pelos interesses dos madeirenses”.

Os socialistas destacam também o facto de, numa fase posterior, ainda que afastado da vida política ativa, António Loja ter mantido uma participação cívica “assinalável e consistente, denunciando os atropelos à democracia”, e relevam, ainda, o seu percurso como escritor, com a publicação de várias obras de investigação histórica e de ficção.

Neste momento, o PS-Madeira presta homenagem à vida e obra de António Loja, reconhecendo “o impacto político, cívico, cultural e social que deixou em tantas pessoas e o tanto que contribuiu para moldar e ajudar a amadurecer e consolidar a Autonomia da Madeira”.

“Que o exemplo de António Loja continue a inspirar os que defendem uma Madeira mais livre, democrática, justa e solidária”, manifesta o líder do PS-M, endereçando as mais sentidas condolências aos seus familiares e amigos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas