MADEIRA Meteorologia

Processo de revisão eleitoral do Parlamento madeirense arranca em setembro

Data de publicação
23 Julho 2024
11:23

A Comissão Eventual para a “Consolidação e Aprofundamento da Autonomia e Reforma do Sistema Político” estabeleceu o prazo de 16 de setembro para que os partidos apresentem propostas para a revisão da Lei Eleitoral para a Assembleia Legislativa da Madeira.

O presidente da Comissão revelou a existência de uma proposta da iniciativa Liberal sobre o mesmo assunto, que irá aguardar pelos trabalhos desta comissão. “Não há que adiar mais estas matérias”, vincou Jaime Filipe Ramos, que manifestou, ainda, a vontade de ver uma proposta madeirense discutida na Assembleia da República, após o debate do orçamento.

A primeira apreciação das propostas das diferentes forças políticas para a revisão da Lei Eleitoral deve acontecer na terceira semana de setembro, deste ano.

Na primeira reunião alargada foi aprovada a metodologia de trabalho, com os votos favoráveis do PSD, do CHEGA, CDS-PP e do PAN, e a abstenção do PS e do JPP.

A revisão da Constituição da República Portuguesa, a revisão do Estatuto Político-Administrativo da Madeira, a revisão da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, a revisão da Lei Eleitoral para o Parlamento Europeu, a revisão da Lei Orgânica e do Regimento da Assembleia Legislativa da Madeira são outros dos temas que os deputados pretendem debater nesta Legislatura.

“A revisão da Lei Eleitoral para a Assembleia Legislativa da Madeira deve ter precedência, tendo em conta a unanimidade em torno deste tema, quer na sociedade civil, quer nos partidos, pois é um instrumento que se afigura como ferramenta fundamental para aproximar eleitos e eleitores”, pode ler-se na proposta de metodologia aprovada esta manhã.

“A Revisão da Constituição Portuguesa, e a consequente revisão do estatuto Político Administrativo, são prioridades incontornáveis, pois os poderes autonómicos devem ser reforçados e as responsabilidades do Estado devem ser clarificadas”. No entanto os deputados madeirenses aguardam “o retomar do processo de revisão constitucional, interrompido com a dissolução da anterior legislatura da Assembleia da República”.

Sobre a proposta de revisão da lei das Finanças das Regiões Autónomas, já tratada no Parlamento madeirense, a Comissão ficará responsável por “acompanhar o grupo de trabalho coordenado pelo Professor Eduardo Paz Ferreira”, de modo a garantir que a proposta da Assembleia Legislativa da Madeira será “incorporada e acautelada” no futuro processo de revisão.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas