MADEIRA Meteorologia

Parlamentos da Madeira e dos Açores unidos na defesa do alargamento dos apoios nacionais às empresas das ilhas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Maio 2022
14:39

A Comissão Especializada de Administração Pública, Trabalho e Emprego deu, hoje, parecer favorável à Proposta de Lei n.º 120/XIV, da Assembleia Legislativa dos Açores, intitulada "Primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 109-B/2021, de 7 de dezembro, que aprova a atualização do valor da retribuição mínima mensal garantida e cria uma medida excecional de compensação".

Esta proposta, explicitou Brício Araújo, presidente da comissão, "visa estender às Regiões Autónomas um apoio nacional às empresas, consagrado no diploma que fixa o salário mínimo nacional. Um apoio que neste momento está consagrado apenas para o território continental".

A medida provocou reações das Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, tendo o parlamento madeirense avançado, também, com um diploma semelhante, que propõe à Assembleia da República a alteração da Lei "por forma a que as empresas madeirenses e açorianas possam beneficiar do mesmo apoio que é dado às empresas nacionais, por via da subida do salário mínimo nacional", adiantou o deputado.

Depois da redação final, segue também para o Palácio de São Bento a Proposta de Lei à Assembleia da República "Sobre a atribuição de Subsídio de Insularidade", emanada pelo Parlamento madeirense.

Os deputados madeirenses consideraram ainda apta para debate a Proposta de Decreto Legislativo Regional que "Cria a Agência de Inovação e Modernização da Região Autónoma da Madeira, IP-RAM (AIM, IP-RAM)".

Foram ainda remetidos para análise alargada os projetos de resolução do PCP intitulados "Reconhece a penosidade e risco da profissão de enfermagem e recomenda ao Governo Regional que tome medidas para a definição e regulamentação de um regime laboral específico para os enfermeiros" e, outro, que "Procede à regulamentação do Programa de Ocupação Temporária de Desempregados".

Também seguiu para debate no hemiciclo o Projeto de Decreto Legislativo Regional, do PCP, que pretende criar um "Plano Regional de Combate aos Falsos Recibos Verdes".

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas