MADEIRA Meteorologia

PAN apresenta projeto de resolução intitulado 'Plano Regional de Gestão da Floresta'

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Outubro 2023
12:30

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) irá apresentar um projeto de resolução, de recomendação ao Governo Regional, para a criação e implementação de um Plano Regional de Gestão da Floresta.

O PAN recomenda, através deste projeto, a criação de uma equipa especializada na identificação de elementos vegetais raros/importantes para consequente replantio, criação de vedações apropriadas à passagem de gado, colocação de gado ovino, caprino e bovino de forma ordenada, retirando de zonas sensíveis como o Fanal.

O partido recomenda, ainda, a criação de espaços de lazer, de zonas de plantação de árvores de fruto e a criação de um parque ecológico da zona oeste, que seja plurimunicipal, além do estudo da viabilidade de atribuição de licenças de exploração de restaurantes e outras atividades turísticas mediante protocolos de manutenção e limpeza dos espaços utilizados.

Mais informa que este projeto surge no seguimento dos incêndios que deflagraram este mês e com especial incidência nos concelhos da Calheta e Porto Moniz, dois municípios chave no que ao acesso e tampão à floresta Laurissilva diz respeito, e ainda ao urzal de altitude, crucial para a captação de água.

"Face ao exposto, é fundamental a criação de um plano coerente, multidisciplinar e que seja exequível nas décadas vindouras, utilizando uma abordagem holística e de autocontrole", pode ler-se em nota.

"Plantas como o eucalipto, acácia, a giesta e a carqueja são assumidamente catalisadoras do fogo. Não provocam por si só mas são fixadoras de carbono, o que obriga face às alterações climáticas, a uma gestão inteligente do coberto florestal", afirma a deputada Mónica Freitas

"Este projeto não visa a erradicação total nem a destruição do eucaliptal, reconhecendo-lhe a importância económica e potencial para o berçário da floresta nativa, mas pretende, preservar a mancha da floresta altamente crucial para a captação de água e a resiliência da região face ao fenómeno das alterações climáticas", conclui.

Mónica Rodrigues

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas