MADEIRA Meteorologia

JSD de Machico 'viaja' ao passado através da história do açúcar

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Maio 2022
16:19

A JSD Machico, através do núcleo de freguesia do Porto da Cruz, realizou uma iniciativa dedicada denominada 'Cana-de-Açúcar e o Porto da Cruz', que contou com uma palestra e uma visita à empresa Engenhos do Norte.

A iniciativa teve como objetivos "valorizar e dar a conhecer, às novas gerações, a importância histórica que a cana-de-açúcar teve no desenvolvimento daquela freguesia e, consequentemente, todo o impacto na história da Madeira".

Na palestra, José Abel Mendes, natural do Porto da Cruz, evidenciou o papel da freguesia no cultivo da cana-de-açúcar e explicou a origem da 'Era do Ouro Branco'.

Acompanhados do líder regional, Bruno Melim, os jovens social-democratas visitaram a empresa Engenhos do Norte onde a estrutura de juventude ficou a conhecer os contributos dos empresários do setor e a perceber as suas preocupações, nomeadamente a dificuldade em arranjar mão-de-obra disponível, capacitada e qualificada para poderem dar o próximo passo no que concerne à natural modernização da atividade.

No final da atividade, os jovens concluíram que "apesar de todos os constrangimentos que se têm vivido nos últimos anos", é fundamental a preservação de algumas atividades inerentes à identidade do povo madeirense.

"Hoje estamos a falar da cana-de-açúcar e da sua importância, como amanhã podemos abordar uma temática que sendo local pode-se transformar em algo global, tal como foi o caso da cana-de-açúcar. Para projetar aquele que pode ser o futuro da nossa Região Autónoma da Madeira, não nos podemos esquecer daquelas que são as nossas origens", concluiu assim a estrutura local de Juventude.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas