MADEIRA Meteorologia

Jardins são o tema do quarto dia da Semana do Ambiente de 2024

Data de publicação
06 Junho 2024
16:10

No âmbito da semana do Ambiente 2024, a realizar-se desde 3 até 7 de junho, o programa reserva o dia de hoje aos Jardins, com o tema Funchal, um jardim para todos.

Atualmente, a Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos da Câmara Municipal do Funchal gere um património arbóreo com cerca de 10 000 árvores, distribuídas por parques, jardins, arruamentos e espaços remanescentes.

As Árvores, como elementos fundamentais no ecossistema urbano, para além de contribuírem para a valorização das cidades, aumentam o conforto das populações e promovem a qualidade ambiental. Dada a sua importância, a Divisão de Jardins e espaços Verdes Urbanos pretende dar a conhecer não só as árvores consideradas “Monumentais”, dado o seu caráter excecional, porte monumental e valor botânico, como também as 10 espécies mais representativas nos nossos arruamentos.

Deste modo, hoje, no dia reservado à temática dos Jardins, realce-se duas atividades práticas em duas sessões distintas direcionadas à comunidade escolar, nomeadamente, uma “Oficina de Jardinagem”, onde alunos aprendem a plantar diferentes espécies de plantas cujo o objetivo primordial é fomentar o gosto pela jardinagem e, a segunda atividade “Pintar com a Natureza”, onde as crianças podem escolher as folhas e as tintas que mais gostam e pôr “mãos à obra”.

Esta atividade consiste em pintar folhas de árvores de diferentes formatos, tamanhos, texturas e carimbá-las sobre um saco de tecido. Brincar com os elementos da natureza desenvolve a destreza manual, criatividade e conhecimento do mundo natural.

Além destas atividades práticas, as crianças puderam assistir a duas peças de teatro e ainda visitar toda a exposição patente na praça.

Durante o dia todos os visitantes poderão ser presenteados com sementes de flores e/ou de plantas aromáticas e ainda receber uma curiosidade ou recomendação sobre a temática.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas