MADEIRA Meteorologia

Imobiliário: Diretor do Santander antecipa queda na procura por habitação na ordem dos "20 a 25% nos próximos meses"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Novembro 2022
11:48

O diretor executivo do Santander, Vítor Calado, disse hoje que o banco antecipa uma queda de "20% a 25%" da procura pela habitação nos próximos meses, e um "ajustamento da procura interna e dos preços".

Na conferência "Madeira, na Rota do Investimento Imobiliário", uma organização da APEMIP e do JM Madeira, Vítor Calado analisou o setor enumerando os excessos da procura e a escassez da oferta.

Nos excessos da procura, identificou como contributos a evolução do rendimento disponível, o surgimento de novos mercados compradores e o acesso ao crédito habitação (+16,4%) com juros negativos ou a zero nos últimos anos.

No lado da escassez de oferta, identificou a escassez da construção nova e os custos de construção atuais, "que é o que mais impacta na escassez da oferta."

Quanto aos atuais desafios do financiamento, Vítor Calado destacou a maior regulação e supervisão do setor bancário, o custo de capital das instituições, o aumento do nível de exigência dos clientes, mais e novos players no mercado e a definição de novas taxas de juro.

Sobre a subida das taxas de juro bancário, uma dos temas muito focados nesta conferência, o gestor disse que "é mentira que estejamos com níveis incomportáveis". "Estamos com valores normais, mesmo que os mesmos cheguem aos 4%", mencionou.

Perspetivando o futuro do setor, apresentou como boa notícia a circunstância de hoje "o valor dos imóveis ser superior ao valor do crédito em dívida", o que é um dado "muito positivo, porque é o contrário do que se passou na crise do suprime".

Por outro lado, Calado antecipou "alguma recessão" para o próximo ano e considerou que hoje continua a haver "muito poucas soluções no parque habitacional", além da "muita burocracia". A propósito, defendeu que "devia haver um designio nacional para criar vias verdes para alguns projetos".

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas