MADEIRA Meteorologia

IL diz que Caniçal "não recebeu qualquer benefício direto" com cedência de espaço para a Zona Franca

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Julho 2021
10:05

A Iniciativa Liberal lamenta que a freguesia do Caniçal nunca tenha beneficiado diretamente com a cedência do espaço para a Zona Franca da Madeira.

"A Zona Franca da Madeira é responsável por empregar entre três a quatro mil trabalhadores e representa em média 20% da receita total do Governo Regional da Madeira e 50% da receita total de impostos corporativos da RAM", começa por lembrar o partido, questionando o que ganha a freguesia que cedeu o espaço. "Um espaço cedido que não paga IMI e que impossibilita o crescimento da vila."

Até à data, frisou, "não foram reclamadas ou sugeridas nenhumas contrapartidas pelo atual executivo camarário".

A Iniciativa Liberal considera que "a construção deste complexo, restringiu em parte a expansão urbana da freguesia e que em contrapartida a freguesia ao longo de mais de 30 anos não recebeu qualquer benefício direto pela disponibilização de um espaço que é seu".

"Todos os anos a ZFM distribui dividendos de milhões que acabam por apaziguar a dívida pública do Governo Regional. A IL Machico propõe que uma pequena parte desse montante seja também ser usado em investimento na freguesia que suporta o complexo", sugere. "Para começar, a IL Machico propõe a reabilitação do complexo náutico da Ribeira de Natal, que não só se encontra inativo e está em falta para a ocupação da juventude local, mas que também poderia ser motivo de atratividade para os praticantes de desportos náuticos."

"Para além disso, reconhecemos que a população local bem como visitantes beneficiariam de uma ciclovia e passeio pedonal que lhes permita uma deslocação mais segura até à Ponta de São Lourenço", acrescenta. "Através destas medidas, pretendemos recompensar a freguesia do Caniçal, que através da Zona Franca da Madeira tem proporcionado diversos benefícios à Região e tem sido uma grande alavanca que salvaguarda a autonomia fiscal da RAM."

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas