Augusta Aguiar, José António Garcês e Bruno Pereira estiveram na manhã desta quarta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente procedendo à entrega de apoios financeiros a mais três famílias lesadas nas suas habitações pela intempérie de 25 de dezembro último.
Com os valores agora entregues passam a ser 11 as famílias que viram já os respetivos apoios concretizados, num valor de 200 mil euros já disponibilizados ao abrigo do programa PRID da IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira.
Por resolver, em termos de habitação, ficam agora apenas cinco situações, de casos que carecem de maior burocracia, ou seja, pareceres urbanísticos para a respetiva reconstrução. Dessas cinco famílias, quatro alojados a expensas do IHM que, para o efeito, alugou espaços de Alojamento Local.
No total, o Governo Regional tem aplicados 600 mil euros para estes realojamentos e reconstruções, aqui englobando-se outros apetrechamentos, incluindo eletrodomésticos, estes da responsabilidade da Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania.
Na ocasião, Augusta Aguiar relevou a celeridade com que tudo se vem processando, lembrando que "o Governo Regional esteve presente desde a primeira hora porque essa é a sua filosofia", numa "política de proximidade" que é essencial para as populações e esperando que os afetados "após três meses muito difíceis possam rapidamente retomar a normalidade".
Já José António Garcês agradeceu o apoio do Governo Regional, no seu caso estendendo também os agradecimentos às obras públicas que serão levadas a cabo, mesmo as municipais, que o Governo Executivo madeirense vai suportar.
David Spranger