MADEIRA Meteorologia

Formandos de Geriatria do IQ avaliados na Escola S. José de Cluny

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Agosto 2021
5:00

Onze formandas do Instituto para a Qualificação realizaram, nos dias 28 e 29 de julho, nos Laboratórios de Prática Simulada da Escola Superior de Enfermagem, a Prova de Avaliação Final (PAF), que desta forma culmina o Curso de Aprendizagem de Técnico de Geriatria iniciado em 2018. Tal aconteceu graças à parceria entre o IQ e a Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, iniciada em 2017, e que tem assumido grande relevância para a preparação dos formandos do referido curso para o mercado de trabalho, uma vez que lhes permite utilizar instalações adequadas e mais aproximadas às necessidades e condições reais dos idosos.

Saliente-se que a PAF consiste na realização de simulações práticas, baseadas nas atividades do perfil de saída do curso, com o intuito de avaliar as competências consideradas nucleares e estabelecidas no referencial de formação do Curso de Técnico de Geriatria. Esta prova é constituída por quatro situações clínicas específicas, distribuídas por dois momentos avaliativos distintos. Os casos clínicos contemplam as técnicas associadas à prestação de cuidados de higiene e de conforto, ao posicionamento do idoso totalmente dependente na cama e na cadeira, à sua transferência entre cama/cadeira e, por último, à administração da alimentação ao idoso com ajuda total.

No final deste percurso de formação profissional, as formandas estarão aptas a prestar cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial.

Como sublinha o IQ, é cada vez mais importante a formação na área de Geriatria, dado o envelhecimento populacional, especialmente em Portugal, quarto país da União Europeia com maior percentagem de população idosa, com mais de 65 anos.

A última ação promovida pelo Centro de Formação nesta área, registou uma taxa de empregabilidade de 87,5%, reforça o IQ, que adianta que, para além do curso de Aprendizagem que agora termina, está a desenvolver uma Ação ‘Capacitar’ de Técnico de Geriatria com término previsto em agosto e iniciará em outubro nova ação capacitar nesta área. Recorde-se que as ações ‘Capacitar’ são ações de formação compostas por unidades de formação modular destinadas a adultos ativos desempregados, com o objetivo de aprofundar as competências profissionais destes, de modo a lhes facilitar e potenciar a reinserção no mercado de trabalho.

Foto DR

Por Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas