Este ano, a Secretaria Regional de Saúde decidiu compilar numa grande campanha três iniciativas que visam a prevenção.
Em concreto, a Literacia pela Saúde, com a Mascote LIS, com vista a um maior conhecimento e informação sobre as matérias da saúde, a campanha ‘Mais Verão Sem drogas’, que já existe há vários anos, e ainda a Pré-Mosquito, que visa sensibilizar a população para a prevenção e combate à propagação do mosquito Aedes aegypti.
Esta manhã, o Largo do Município está a receber o arranque da campanha global, que defende o conceito de que todos são agentes de saúde.
O secretário regional de Saúde e Proteção Civil destacou que este ano, no que se refere à prevenção do consumo de drogas, será importante a aprovação, na Assembleia da República, dos diplomas emanados do parlamento madeirense, que visa alargar o leque de moléculas proibidas e aumentar as multas relativamente a quem traficas substâncias psicoativas.
"Estamos ansiosos pela discussão dos diplomas. Espero que sejam discutidos até ao final da legislatura da Madeira", afirmou o Pedro Ramos, que lembrou ainda o trabalho já feito com a criação de equipas de rua, unidades de saúde mental com equipas concelhias, bem como a inauguração do laboratório da Polícia Científica, no próximo mês.
"Será uma mais valia para que a deteção destas substâncias possa obter resultados mais rapidamente e possamos atuar em consonância com as doses e o que está a ser traficado e consumido. "Será um passo muito importante para a Região", sublinhou o governante, lembrando que enquanto o laboratório dos Açores não estiver concluído, o arquipélago vizinho irá ser apoiado pelo laboratório da Madeira.
"São passos muito importantes que estão a ser dados neste combate", acentuou Pedro Ramos.
Paula Abreu