MADEIRA Meteorologia

Duas escalas pela primeira vez no Porto do Funchal

Data de publicação
16 Novembro 2024
15:57

Duas escalas inaugurais e mais de cinco mil pessoas estão a animar o Porto do Funchal.

O Porto do Funchal acordou na manhã deste sábado com duas escalas inaugurais, o Caribbean Princess e Explora I, que trouxeram em conjunto perto de cinco mil e 100 pessoas.

O MSC Explora I, cujo ‘irmão gémeo’, o Explora II, esteve na semana passada na Madeira, recebeu a visita a bordo de um grupo de entidades da comunidade portuária e marítima regional, incluindo a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.

Além da tradicional troca de placas a assinalar a estreia do navio no Funchal, houve lugar a uma visita aquele que foi o primeiro da marca de luxo Explora Journeys, que integra o portefólio do Grupo MSC.

Até ao final de 2028, a companhia espera ter seis navios desta classe a navegar, num investimento global a rondar os dois mil milhões de euros.

  • Duas escalas pela primeira vez no Porto do Funchal

O Explora I, que foi lançado à água em 2023, conta com diversas inovações tecnológicas, que têm merecido o reconhecimento de várias instituições ambientais, mas são as suas linhas elegantes, o luxo e o requinte as suas imagens de marca.

Conta com 371 suites, 67 penthouses, 22 apartamentos e o ‘owners residence’, com uma área de 280 metros quadros. Todas as acomodações contam com varanda privativa e vista mar.

O navio tem seis restaurantes, um deles com um chef Michelin residente, três piscinas exteriores e uma interior, SPA, e uma galeria comercial onde pontificam algumas das principais marcas de luxo. Tem capacidade para 922 passageiros e 640 tripulantes, o que se traduz num rácio de um tripulante para cada 1,25 passageiros.

Prática, como o navio não navega com a lotação máxima, esse rácio é de um tripulante para cada passageiro. Nesta escala, por exemplo, navega com 566 passageiros e 631 tripulantes. Está a realizar um cruzeiro de 20 dias, que começou em Atenas, Grécia, a 31 de outubro, e termina a 20 de novembro em Barcelona, Espanha.

Chegou ao Funchal pelas 9 horas, proveniente de Santa Cruz de La Palna e tem a saída prevista para as 18 horas, rumo a Gribraltar. Também o Caribbean Princess cumpriu este sábado a primeira escala no Funchal.

O navio, que chegou do porto marroquino de Casablanca, com 2688 passageiros e 1189 tripulantes, fica na Madeira até às 16 horas, prosseguindo viagem para Santa Cruz de Tenerife.

É penúltima escala desta viagem de 16 dias, que começou no dia 10 de novembro em Civitavecchia, Roma, Itália, e termina no dia 26 deste mês, no porto de Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos.

O navio, lançado pela primeira vez à água em 2004, foi renovado há dois anos, numa intervenção, que dotou o Caribbean Princess de novos restaurantes, zonas de lazer redesenhadas e actualização de camarotes. Tem capacidade para 3140 passageiros e 1200 tripulantes

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas