MADEIRA Meteorologia

Direção Regional das Políticas de Longevidade apela à participação da população na resposta ao inquérito sobre o idadismo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Junho 2023
15:04

Decorre o período de recolha de contributos por parte da população a propósito do idadismo. O lembrete é da direção regional das Políticas da Longevidade que relembra que, no passado dia 2 de junho, o Governo Regional, através desta direção regional lançou um inquérito à população para avaliar o Idadismo, uma iniciativa que se insere na campanha contra o Idadismo, sob o slogan 'Viva100Idade'.

O inquérito a realizar on-line é anónimo e está disponível durante um período máximo de 60 dias, no sítio da internet da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, da referida Direção Regional e ainda nas redes sociais do Governo Regional.

Esta ação diagnóstica da atitude idadista na Região é uma medida que se alia à celebração do Dia Mundial da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que se comemorou a 15 de junho e segue as recomendações dos Organismos Internacionais de referência, como a Organização Mundial de Saúde em matéria de políticas de longevidade em linha com a agenda da década do Envelhecimento Saudável 2021-2030.

Ana Clara Silva, diretora regional das politicas de longevidade, considera que "esta ação irá permitir aferir o conhecimento real da população sobre o idadismo, um problema social que merece a atenção da toda a comunidade e tem um impacto imediato na saúde. O Idadismo é uma barreira ao envelhecimento saudável", acrescentou.

A diretora regional sublinhou ainda que "o combate ao Idadismo através de campanhas de informação e sensibilização é eficaz para contribuir para um futuro mais digno e inclusivo, no contexto de um envelhecimento ativo e saudável, sendo certo que a caracterização da atitude idadista na região, irá alertar a população para este fenómeno da discriminação, com base na idade e, por conseguinte, contribuir para o declínio do efeito preconceituoso sobre as pessoas mais velhas".

Importa salientar que o inquérito está estruturado de acordo com a Escala Ambivalente de Idadismo (Cary, Chasteen & Remedios, 2017) e é composto por 13 perguntas, situando-se as respostas entre os níveis 1 - Discordo Totalmente e 7 - Concordo Totalmente, que serão respondidas on-line. Para preencher o inquérito, basta aceder ao seguinte link: https://forms.gle/8DjsuZsxJLKiiMpz7

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas