Decorre o período de recolha de contributos por parte da população a propósito do idadismo. O lembrete é da direção regional das Políticas da Longevidade que relembra que, no passado dia 2 de junho, o Governo Regional, através desta direção regional lançou um inquérito à população para avaliar o Idadismo, uma iniciativa que se insere na campanha contra o Idadismo, sob o slogan 'Viva100Idade'.
O inquérito a realizar on-line é anónimo e está disponível durante um período máximo de 60 dias, no sítio da internet da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, da referida Direção Regional e ainda nas redes sociais do Governo Regional.
Esta ação diagnóstica da atitude idadista na Região é uma medida que se alia à celebração do Dia Mundial da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que se comemorou a 15 de junho e segue as recomendações dos Organismos Internacionais de referência, como a Organização Mundial de Saúde em matéria de políticas de longevidade em linha com a agenda da década do Envelhecimento Saudável 2021-2030.
Ana Clara Silva, diretora regional das politicas de longevidade, considera que "esta ação irá permitir aferir o conhecimento real da população sobre o idadismo, um problema social que merece a atenção da toda a comunidade e tem um impacto imediato na saúde. O Idadismo é uma barreira ao envelhecimento saudável", acrescentou.
A diretora regional sublinhou ainda que "o combate ao Idadismo através de campanhas de informação e sensibilização é eficaz para contribuir para um futuro mais digno e inclusivo, no contexto de um envelhecimento ativo e saudável, sendo certo que a caracterização da atitude idadista na região, irá alertar a população para este fenómeno da discriminação, com base na idade e, por conseguinte, contribuir para o declínio do efeito preconceituoso sobre as pessoas mais velhas".
Importa salientar que o inquérito está estruturado de acordo com a Escala Ambivalente de Idadismo (Cary, Chasteen & Remedios, 2017) e é composto por 13 perguntas, situando-se as respostas entre os níveis 1 - Discordo Totalmente e 7 - Concordo Totalmente, que serão respondidas on-line. Para preencher o inquérito, basta aceder ao seguinte link: https://forms.gle/8DjsuZsxJLKiiMpz7