MADEIRA Meteorologia

Comissão Política do CDS aprova acordo com o PSD

Data de publicação
02 Junho 2024
18:11

A Comissão Política do CDS-PP Madeira apelou, hoje, “à responsabilidade de todas as forças políticas representadas no Parlamento regional, para que seja possível encontrar pontes de entendimento que viabilizem o Programa de Governo e o Orçamento para este ano, na defesa dos interesses regionais”.

Os centristas madeirenses “consideram que os resultados eleitorais reforçam a necessidade de fomentar e assegurar um diálogo aberto e profícuo entre todas as forças políticas representadas na Assembleia Legislativa da Madeira, evitando maiorias de bloqueio, e assim aprovando soluções legislativas para os problemas que a Região atravessa”.

No comunicado, emanado da reunião realizada em Santana, é salientado que “nesta fase da vida política regional não pode haver ambiguidades, nem reservas mentais, e muito menos uma espécie de campeonato das irresponsabilidades, apresentando propostas políticas inviáveis, sem consistência e aventureiras”.

“Não podemos andar de eleição em eleição, acrescentando mais problemas aos muitos problemas já existentes”, reforçou José Manuel Rodrigues, presidente do CDS-PP Madeira e porta-voz do encontro.

A Comissão Política centrista aprovou o acordo parlamentar com o PSD/Madeira e considera que o mesmo “cumpre a estratégia aprovada no último Congresso do CDS-Madeira e reafirmada na campanha eleitoral de não fazer coligações de Governo com nenhum partido, e de procurar entendimentos parlamentares que normalizem a vida pública regional, por via da posse de um novo Governo e da aprovação do seu Programa e do Orçamento para o que resta deste ano”.

Adianta, ainda, que “o acordo salvaguarda a independência política e a estratégica do CDS e consegue que propostas eleitorais que o partido apresentou aos madeirenses e porto-santenses sejam agora integradas no Programa de Governo que será submetido à Assembleia Legislativa da Madeira”.

Os centristas madeirenses alertam que “a falta de um Orçamento está a provocar a paralisia da administração pública, o não aproveitamento de fundos europeus, a falta de pagamento de suplementos remuneratórios a profissionais, atrasos nos apoios a instituições sociais, a manutenção de impostos elevados e a conduzir à ausência de confiança dos investidores privados na nossa economia”. Afiançam, por isso, que “o acordo parlamentar entre o PSD e o CDS abre a possibilidade de debelar esta grave crise política, ultrapassando a instabilidade que reina desde as eleições regionais do ano passado, e permite que se abra um novo ciclo na governação da Madeira, em que o crescimento económico corresponda a mais justiça social”.

A Comissão Política do CDS-Madeira aproveitou, ainda, para saudar os madeirenses que participaram nas eleições e para agradecer a confiança dada ao partido.

A partir de Santana, concelho onde o partido obteve o melhor resultado eleitoral, os centristas dizem estar provada a vitalidade do CDS e que o partido está “preparado para servir os madeirenses e porto-santenses”, assumindo-se como “fator de responsabilidade” e garante da “estabilidade e governabilidade da Madeira e do Porto Santo”.

A Comissão Política do CDS expressou, ainda, a “gratidão aos seus militantes que exerceram funções governativas e políticas, na anterior legislatura, ao serviço da Região e que merecem o público reconhecimento”.

Nesta reunião, foi saudada a “candidatura do seu presidente da Comissão Política a presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, confiando na sua eleição e no desempenho que lhe é agora exigido de forma mais acentuada, de credibilização e de responsabilização do primeiro órgão da autonomia”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas