MADEIRA Meteorologia

“Albuquerque passará à história e pela porta do ‘espesso negrume’”, diz JPP

Data de publicação
26 Janeiro 2024
14:55

O JPP afirmou, hoje, que Miguel Albuquerque passará à história e pela porta do “espesso negrume”.

Numa nota enviada à redação, Élvio Sousa, líder parlamentar do JPP, não deixou de recordar o trabalho e as denúncias feitas ao longo dos anos pelo seu partido, reiterando sentir um “imenso orgulho” no facto de a sua metodologia de fiscalização ter “finalmente dado resultados significativos”.

Mais congratulou-se pelo facto de desde o início, e até à constituição de Miguel Albuquerque como arguido, o seu partido ter pedido “que o próprio despisse as vestes da imunidade, uma capa protetora que o próprio ontem reconheceu, após solicitação do JPP, vir a requerer o levantamento”.

Mais afirmou que o grande “cisma político” “não esteve nas buscas, mas sim no volte-face do PAN”, que requereu individualmente e pessoalmente, a partir de Lisboa, o afastamento do atual presidente do Governo Regional.

“Pelo que se assiste Miguel Albuquerque passará presumivelmente à História, e com final infeliz de uma porta envolta num “espesso negrume””, aditou Élvio Sousa.

Sobre este processo, o deputado fez ainda questão de recordar que “uma das denúncias entregues à Procuradoria-Geral da República em 2023, envolve a matéria indiciada agora nos inquéritos, e sustentada em 22 pontos, a saber: situações que poderão consubstanciar os crimes de recebimento ou oferta indevida de vantagem, corrupção passiva agravada, corrupção ativa agravada, peculato, participação ativa em negócio e abuso de poder”.

“A queixa sustenta, entre outros aspetos, as declarações de Sérgio Marques, de favorecimento e aceleramento de obras de vulto; a concentração da titularidade dos órgãos da comunicação social na Madeira detida por dois grupos económicos (AFAVIAS e Grupo Sousa); a falta de concorrência nos portos do Caniçal e Porto Santo por um operador que não pagou renda durante 30 anos, e que ainda não está definitivamente apurado o valor real da renda, paga em 2023; bem como o monopólio reinante no que concerne à logística dos produtos petrolíferos na Região”, finda.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas