MADEIRA Meteorologia

Susana Prada mente sobre o desempenho ambiental da Região

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Junho 2023
14:52

"Se há alguém que mente de forma compulsiva aos madeirenses, esse alguém é a secretária regional do Ambiente". O Grupo Parlamentar do PS devolve, assim, as acusações feitas por Susana Prada, aproveitando para desmontar a propaganda governativa a respeito do desempenho ambiental da Região.

No debate potestativo sobre o Ambiente, a governante garantiu que a Madeira tem o melhor índice de qualidade ambiental de todas as regiões de Portugal e que ocupa esta posição "não há um, dois, três, quatro ou cinco anos", mas "há 10 anos consecutivos".

Ora, como revela a deputada Sílvia Silva, os dados do Instituto Nacional de Estatística relativos ao Índice Sintético de Desenvolvimento Regional referentes a 2021, divulgados esta semana, vêm mostrar que, afinal, o melhor desempenho no índice de qualidade ambiental pertence às Terras de Trás-os-Montes, o que contraria as declarações da secretária com a pasta do Ambiente.

Por outro lado, após uma consulta dos indicadores dos últimos anos, é possível constatar facilmente que Susana Prada "mente descaradamente" ao afirmar que a Madeira vem liderando o desempenho no índice de qualidade ambiental ao longo dos últimos 10 anos. A verdade é que a Região ocupou esta posição apenas em 2019 e 2020 e agora perdeu esta distinção. Anteriormente, entre 2013 e 2018, a Madeira nunca liderou as regiões do País neste campo.

"Mais uma vez, a secretária regional do Ambiente não teve qualquer pejo em faltar à verdade, com o objetivo claro de desviar as atenções dos madeirenses dos flagrantes falhanços governativos em matéria de proteção do ambiente de promoção da sustentabilidade", acusa Sílvia Silva.

A parlamentar socialista não deixa também de aludir ao facto de o Governo se escudar na pandemia como justificação para não atingir determinadas metas ambientais, quando a verdade é que, ao nível global, por força do abrandamento das atividades económicas, o meio ambiente registou melhorias no período pandémico. A prova disso é que, com a retoma da economia, a Madeira perdeu imediatamente o primeiro lugar no que diz respeito ao índice de qualidade ambiental.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas