MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Vice-Reitora da Universidade da Madeira

4/10/2022 08:00

A divulgação científica é a comunicação dos conhecimentos científicos, provenientes da investigação, à sociedade em geral. Ou seja, quem divulga ciência tem a missão de ‘traduzir’ o complexo conhecimento científico, para uma linguagem simples, entendível para quem não é especialista no assunto.

Porque é importante fazer divulgação científica?

Várias são as razões que justificam a importância da divulgação de ciência. Refiro as três que me parecem mais importantes: democratizar o acesso ao conhecimento científico; aproximar os cidadãos da ciência, numa tentativa de alfabetizar cientificamente a sociedade mostrando o seu impacto na vida quotidiana e ajudar os jovens a escolher o seu percurso profissional.

Com este propósito - o de divulgar a investigação e a ciência que se faz na Madeira - a Universidade da Madeira aceitou integrar um projeto europeu que pretende celebrar a noite europeia do investigador da Macaronésia - o Macaronight IV.

No passado dia 30 de setembro, realizamos, conjuntamente com parceiros dos Açores, Gran Canaria e Tenerife, eventos de divulgação de ciência que reuniram mais de 200 investigadores das 4 regiões, dedicados às temáticas Adequação às Alterações Climáticas e Restauração das Nossas Águas e Oceanos’.

Contámos com 60 investigadores de diferentes áreas distribuídos por 16 bancas, com 20 áreas de investigação distintas com cerca de 40 projetos de investigação.

Tivemos a visita de 350 pessoas sendo que muitas destas vieram no âmbito de visitas organizadas por professores, que compreenderam a importância de dar a conhecer aos seus alunos, pela voz dos investigadores, os últimos avanços da ciência.

Fizemos transmissão em streaming e contamos com cerca de 3000 acessos.

Mas o Macaronight e a divulgação de ciência não se resumem ao dia do evento principal.

A página do Macaronight (https://itecformadores.wixsite.com/macaronight2022) contém cerca de 40 vídeos de divulgação de ciência e através dela podemos fazer uma visita guiada a 16 laboratórios de investigação da Madeira.

Em breve lançaremos um desafio às escolas intitulado a ‘Mala Científica’. Fiquem atentos.

Deixo aqui o meu agradecimento aos 60 investigadores que participaram no Macaronight. Sem eles nada disto seria possível.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas