MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

10/05/2021 08:00

Desenvolvemos vastos programas sociais, regulamentados, de modo a tornar o processo de atribuição de apoios mais transparente. Muitas têm sido as famílias apoiadas, que assim enfrentam o seu dia-a-dia, com um pouco de mais qualidade de vida. O grande objetivo de qualquer autarca: acrescentar valor e fazer a diferença na vida das pessoas.

A cultura ganhou espaço! Um espaço de grande destaque! Hoje, São Martinho pode orgulhar-se de ter uma série de atividades culturais únicas na região. Eventos culturais que são uma referência, seja pela sua qualidade, seja pela diversificação, permitindo chegar assim a diferentes tipos de público.

Apoiamos o desporto, através de iniciativas realizadas pela Junta de Freguesia, mas também atividades desenvolvidas pelos clubes e associações da nossa freguesia, que muito fazem por São Martinho.

Na educação, demos um passo de gigante ao proporcionarmos um melhor ensino em todas as escolas da freguesia, seja pelos apoios concedidos aos alunos, através das diversas atividades que as escolas desenvolvem, seja pelo apoio direto no início do ano letivo, com material escolar ou nas bolsas de estudo atribuídas aos estudantes universitários. Volvidos 8 anos, passámos de meia dúzia de bolsas, para 40, e ainda apoiámos com viagens e vouchers aqueles que, cumprindo o regulamento, ficam excluídos pela limitação de verbas. Mas, o investimento que mais orgulho me deu, foi a aquisição de quadros interativos para todas as salas de aulas do 1º ciclo. Um investimento superior a 50.000 € e que colocou as escolas da freguesia no topo do ensino na região. As nossas crianças, têm agora ao seu dispor, o mundo na ponta dos dedos, relegando para segundo plano o quadro preto e o giz branco, que vinha desde o tempo dos nossos avós.

O ambiente é uma das nossas bandeiras e, fruto disso, foi-nos atribuído o galardão da Bandeira Verde das Ecofreguesias, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa. Um orgulho estar num honroso sexto lugar ao nível nacional. Um sinal que as nossas práticas ambientais têm dado resultados, tornando assim São Martinho numa freguesia mais verde, mais amiga do ambiente.

Modernizámos os serviços administrativos, abolimos taxas, nomeadamente para as famílias carenciadas e dos canídeos, tornando a freguesia mais amiga dos nossos fregueses. Para este objetivo, tenho a sorte de contar com uma equipa de profissionais, que diariamente dão a cara por São Martinho, num balcão de atendimento, onde o trabalho nunca falta.

Poderia continuar a elencar muitas mais mudanças que São Martinho tem sentido desde 2013, mas, julgo que esta amostra já é bem elucidativa. Como diz uma minha amiga, "a sorte, dá muito trabalho".

É por isso que o meu objetivo é ganhar, com a Confiança das pessoas. Nada me move contra esta ou aquela pessoa, não me move derrotar este ou aquele indivíduo, nada me move com o objetivo de destronar um ou outro. Não me movo por vinganças, ou por questões pessoais, nem fui empurrado por ninguém para esta missão. Trabalho pelas pessoas, para as pessoas, por São Martinho! E isso, dá-me um prazer enorme!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas