MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

31/12/2025 08:00

E no final do ano fazemos balanços, e listas. Aqui vão, aqueles que para mim, foram alguns dos melhores álbuns lançados em 2024, sem ordem, porque houve muitos outros, mas os caracteres não permitem muitas aventuras.

Hermanos Gutierrez - Sonido Cosmico: Da Suíça, via Equador, com passagem pela América Central, os irmãos Gutierrez trazem-nos um conjunto de músicas emotivas, através de guitarras que nos levam para uma banda sonora de um “spaghetti western” de Morricone. É a beleza sonora deste som cósmico.

Idles - TANGK: Ao quinto álbum os ingleses Idles deixaram a revolta e abraçaram o amor. Bem foi isso que apregoou Joe Talbot, o vocalista da banda. A verdade é que TANGK, continua a mostrar a pujança de Idles, mas num registo mais contido, afastando-se do tradicional Punk, que marcou o início da banda, este álbum mostra a expansão da banda de Bristol para a pista de dança, exemplo disso é o excelente “Dancer” que conta com a participação da força motora de LCD Soundsystem.

Yard Act - Where’s My Utopia? Continuamos por terras de sua majestade, mas vamos até Leeds. Ao segundo álbum Yard Act continua a cravar o seu legado através de uma abordagem mais vira para o dançável, entrando no campo dos já mencionados LCD Soudsystem. “We Make Hits”, é a mistura perfeita entre o início da banda e o seu estado atual, enquanto “A vineyard for the North” é a exclamação perfeita.

Nick Cave & The Bad Seeds - Wild God: Não é possível fugir, confesso. Sempre que Nick Cave lançar um novo disco fará parte da lista de melhores do ano. Wild God, é o regresso às canções, é o voltar ao lirismo, é o expandir o misticismo de “Jubilee Street”, é a orquestração plena de alguém que já deixou de procurar respostas, e que agora só quer perguntas. “É um álbum, que quando bate, bate”, disse Cave a falar dele, e quem sou eu para desafiá-lo?

The Cure - Songs of a Lost World: Dezasseis anos volvidos, voltamos a ter The Cure, para além do regresso aos álbuns, é o regresso sonoro aos tempos de “Disintegration”. É a melancolia gótica de Robert Smith, é majestoso e não há nada mais majestoso que o sentimento que Smith transmite num disco que parece contemplar o fim. “Alone”, a música que abre, é a fórmula perfeita de The Cure, é o começo lento, até começarmos a ouvir Smith, que parece estar a confrontar a sua mortalidade durante uns estrondosos quarenta e nove minutos.

Rafael Toral - Spectral Evolution: E agora para algo completamente inesperado.... Temos o português Rafael Toral que durante quarenta e sete minutos, tempo que leva este disco de faixa única, nos transporta para um mundo que mistura que música ambiente, jazz, electrónica, samples, numa força criativa que não é fácil de encontrar.

Kendrick Lamar - GNX: O mundo do hip hop teve um ano em polvorosa que a “feud” de Kendrick e Drake. GNX é o reflexo disso, é o fim de algo que ajudou a Kendrick criativamente e isso temos logo na abertura “Wacced Out Murals” conta com a participação da cantora mariachi Deyra Barrera, o que confere uma aura especial a um disco repleto de beleza.

Fred Again... - Ten Days: Não houve artista mais produtivo, mais ativo e que ganhou mais atenção que Fred Again... A ascensão do mesmo, embora pareça meteórica já vem de algum tempo, produzindo êxitos para nomes como George Ezra, Rita Ora, entre outros, Fred também teve a bênção do grande nome da música ambiente, Brian Eno. Com a pandemia veio o lançamento dos trabalhos a solo e a viragem, em definitivo, para a eletrónica. “Adore U”, com ajuda de produção Four Tet, é a música que elevou Fred Again... aos patamares mais altos da electrónica.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas