MADEIRA Meteorologia

Presidente do Governo dos Açores com vontade política de reforçar relações com Cabo Verde

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Abril 2022
15:31

O presidente do Governo Regional dos Açores manifestou hoje "vontade política" de manter e reforçar as relações da região com Cabo Verde, sob uma perspetiva de um "desenvolvimento sustentável e respeitador da natureza".

"Queremos manter esta via aberta, também tendo em vista o futuro, por exemplo, através do papel do mar nas alterações climáticas ou na instalação de meios de vigilância meteorológica. Serão colaborações arquipelágicas enquadradas numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e respeitador da nossa natureza, em todo o território, incluindo o marítimo e espacial", defendeu José Manuel Bolieiro.

O chefe do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM falava aos jornalistas depois de ter recebido, em audiência no Palácio de Sant’ Ana, o ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva.

Bolieiro destacou a "enorme proximidade e identidade" entre os Açores e Cabo Verde, transmitindo "segurança institucional quanto à vontade política de manter e reforçar relações" com aquele território.

Renovar "oportunidades de relacionamento" é outro dos objetivos do presidente do Governo Regional, que destacou o recente "intercambio de formação na área das hortícolas" realizado entre os Açores e Cabo Verde.

O ministro da Agricultura daquele país destacou também os "pontos em comum" com os Açores, nomeadamente a "vivência dos desafios da insularidade".

Continuar com as atuais cooperações na área da agricultura, a par de "transferir experiências" e "estreitar relações" foram os objetivos enumerados pelo governante.

Antes da audiência, Bolieiro e Gilberto Silva presidiram à entrega do diploma de certificação de ‘Welfare Quality’ ao Matadouro de São Miguel, no concelho da Ribeira Grande.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas