MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Suécia anuncia ajuda militar e económica no valor de 94 milhões de euros

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Agosto 2022
11:34

O Governo da Suécia anunciou hoje um novo pacote de auxílio à Ucrânia, no valor de 94 milhões de euros, que será dividido em partes iguais entre ajuda económica e militar.

O anúncio foi conhecido durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, a Estocolmo, onde agradeceu o apoio fornecido pela Suécia e voltou a sublinhar as deficiências da artilharia ucraniana na defesa contra a nova invasão da Rússia, que teve início em fevereiro passado.

"A Suécia vai continuar a ser um amigo e um aliado muito próximo e vai apoiar a Ucrânia", disse a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, acrescentando que o apoio militar encontra-se em "consonância com as necessidades ucranianas".

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Ann Linde, assinalou, por sua vez, que Estocolmo vai especificar "em breve" o tipo de armamento que vai ser enviado para a Ucrânia.

"Enquanto a guerra prosseguir vamos continuar a pedir armas", afirmou Kuleba que pediu "à Europa para se manter unida" contra a Rússia.

O Governo sueco realizou, até ao momento, três envios de armamento para a Ucrânia que incluíram sistemas de mísseis, lança-foguetes, espingardas e munições, além de mantimentos.

Com o fornecimento de armas à Ucrânia, a Suécia rompeu a tradição de não enviar material militar para países em conflito, interrompida desde a invasão soviética da Finlândia em 1939.

A intervenção militar russa no território ucraniano também levou a que tanto a Finlândia como a Suécia pusessem termo ao seu estatuto de não-alinhamento e se candidatassem à adesão à NATO, processo que foi aprovado na última cimeira da Aliança Atlântica que decorreu em Madrid, Espanha, em junho passado.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas