MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Suécia anuncia ajuda militar e económica no valor de 94 milhões de euros

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Agosto 2022
11:34

O Governo da Suécia anunciou hoje um novo pacote de auxílio à Ucrânia, no valor de 94 milhões de euros, que será dividido em partes iguais entre ajuda económica e militar.

O anúncio foi conhecido durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, a Estocolmo, onde agradeceu o apoio fornecido pela Suécia e voltou a sublinhar as deficiências da artilharia ucraniana na defesa contra a nova invasão da Rússia, que teve início em fevereiro passado.

"A Suécia vai continuar a ser um amigo e um aliado muito próximo e vai apoiar a Ucrânia", disse a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, acrescentando que o apoio militar encontra-se em "consonância com as necessidades ucranianas".

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Ann Linde, assinalou, por sua vez, que Estocolmo vai especificar "em breve" o tipo de armamento que vai ser enviado para a Ucrânia.

"Enquanto a guerra prosseguir vamos continuar a pedir armas", afirmou Kuleba que pediu "à Europa para se manter unida" contra a Rússia.

O Governo sueco realizou, até ao momento, três envios de armamento para a Ucrânia que incluíram sistemas de mísseis, lança-foguetes, espingardas e munições, além de mantimentos.

Com o fornecimento de armas à Ucrânia, a Suécia rompeu a tradição de não enviar material militar para países em conflito, interrompida desde a invasão soviética da Finlândia em 1939.

A intervenção militar russa no território ucraniano também levou a que tanto a Finlândia como a Suécia pusessem termo ao seu estatuto de não-alinhamento e se candidatassem à adesão à NATO, processo que foi aprovado na última cimeira da Aliança Atlântica que decorreu em Madrid, Espanha, em junho passado.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas