MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Enviado chinês reconhece dificuldades em promover negociações para a paz

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Junho 2023
10:24

O enviado especial da China para a região da Eurásia, Li Hui, reconheceu hoje "dificuldades" em conseguir convencer a Ucrânia e a Rússia a sentarem-se à mesa e iniciarem negociações para a paz.

"Vai ser difícil para as duas partes sentarem-se à mesa. Mas é importante que alguém tome a iniciativa de criar as condições para um acordo", afirmou o enviado chinês, em conferência de imprensa.

"A China está preparada para fazer o que for necessário para promover as negociações", acrescentou.

Li, que realizou, no mês passado, um périplo pela Rússia, Ucrânia, Polónia, França, Alemanha e Bélgica, insistiu que a China mantém uma "posição objetiva" sobre a guerra na Ucrânia e apoia o fim das hostilidades.

A decisão de Pequim de designar um enviado especial para promover uma solução para a guerra sintetiza os esforços do país asiático para afirmar a sua liderança nos assuntos internacionais.

Pequim apresenta-se como uma parte neutra e pretende desempenhar um papel de mediador, mesmo que a posição de parceiro económico e diplomático próximo de Moscovo a desqualifique aos olhos dos países ocidentais.

A China nunca condenou publicamente o Presidente russo, Vladimir Putin, pela invasão da Ucrânia, lançada em 24 de fevereiro de 2022.

"A viagem mostrou que a China está do lado da paz. É uma crise complexa. A China não iniciou ou alimentou esta crise, e o [nosso] objectivo é que seja alcançado um acordo", assegurou Li.

Ele afirmou que, durante a sua visita, teve um diálogo "construtivo, aprofundado e franco" com todas as partes, que "falaram positivamente" dos esforços de Pequim.

"Eles reconhecem os nossos esforços e todos gostariam de um acordo, e a China continuará a trabalhar nesse sentido", observou.

Li garantiu que a "Ucrânia apreciou o respeito da China pela integridade territorial" do país, enquanto a Rússia expressou "desejos" de que as condições para a paz possam ser atendidas.

"A posição da China é objectiva e justa, não importa com quem falamos, e tem o apoio da comunidade internacional", afirmou.

Segundo Li, o lado ucraniano "apoia" e "agradece" os esforços da China, enquanto com os países europeus "existe um entendimento" para uma oposição comum ao uso de armas nucleares.

"Mas o conflito continua a crescer e a incerteza é preocupante. É necessário construir um clima de paz para evitar que a crise se espalhe e isso é difícil, mas a China continuará a fazer esforços", disse.

Ele assegurou ainda que há "lições dolorosas" a tirar, e que "todas as partes devem reflectir e compreender as causas e possíveis soluções".

"A crise só pode ser resolvida através do diálogo. E todos apoiam um acordo, mas agora é difícil colocar as partes na mesa. Mas nenhum dos lados fechou a porta a negociações para a paz", acrescentou.

A 18 de maio, o enviado especial chinês assegurou em Kiev que "todas as partes têm de criar as condições para acabar com a guerra" e "iniciar conversações de paz".

Kiev respondeu a Li que a Ucrânia não aceitará um plano de paz que implique a perda de território.

Pequim apresentou um documento de posição detalhado de 12 pontos, em 24 de fevereiro, que foi recebido com cepticismo pela Ucrânia e os seus aliados ocidentais.

No final de abril e pela primeira vez desde o início da guerra, o Presidente chinês, Xi Jinping, manteve uma conversa por telefone com o homólogo ucraniano, Volodimir Zelensky, durante a qual o primeiro anunciou a nomeação de um enviado especial para a Ucrânia.

Xi explicou a Zelensky que não assistiria "ao conflito de longe à espera de obter benefícios" ou colocaria "mais lenha na fogueira", defendendo que o "diálogo e a negociação" são a "única saída".

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas