MADEIRA Meteorologia

Provável motivação terrorista em ataque de Munique

Data de publicação
05 Setembro 2024
14:40

O homem morto hoje pela polícia alemã perto do consulado-geral de Israel em Munique queria provavelmente realizar um ataque contra a instalação diplomática, disse o ministro do Interior da região da Baviera.

“É provável que se trate de um ataque contra a instituição israelita”, disse Joachim Herrmann à imprensa, a propósito do homem que foi baleado pela polícia após ter disparado vários tiros na zona de Karolinenplatz, perto do centro de Munique. O suspeito acabou por morrer no local.

A polícia alemã esclareceu que o homem morto era um austríaco de 18 anos e que continua a investigar as suas motivações.

O tiroteio aconteceu durante a manhã de hoje nas proximidades de um museu sobre o nazismo [chamado de Centro de Documentação do Nacional-Socialismo de Munique - Centro de Aprendizagem e Memória da História do Nacional-Socialismo], que se situa perto do consulado israelita em Munique.

A polícia disse que não há provas sobre mais suspeitos ligados ao incidente.

O governador da Baviera, Markus Söder, declarou que “pode haver uma conexão” com o consulado israelita, a qual “deve ser esclarecida”.

Numa conferência de imprensa em Berlim, a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, descreveu o tiroteio de hoje como “um incidente grave”, mas sublinhou que não iria fazer especulações sobre o caso.

A ministra alemã reiterou que “a proteção das instalações judaicas e israelitas tem a mais alta prioridade”.

O Presidente de Israel, Isaac Herzog, condenou o ataque de hoje contra agentes de segurança perto do consulado-geral de Israel em Munique, quando se assinalam 52 anos do assassínio de 11 atletas israelitas por terroristas palestinianos durante os Jogos Olímpicos de Munique de 1972.

O edifício do consulado israelita em Munique foi encerrado hoje em memória do massacre, ocorrido a 05 de setembro de 1972, quando membros do grupo palestiniano Setembro Negro - ligado à Organização de Libertação da Palestina - mataram dois membros da delegação israelita na aldeia olímpica e fizeram nove outros reféns, exigindo a libertação de 234 prisioneiros palestinianos.

Numa operação de resgate falhada morreram os nove reféns, um agente da polícia alemã e cinco dos sequestradores.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas