MADEIRA Meteorologia

ONU, NATO e UE celebram troca de prisioneiros entre EUA e Rússia

Data de publicação
01 Agosto 2024
21:06

O alto comissariado da ONU para os Direitos Humanos, a NATO e a União Europeia (UE) celebraram hoje a libertação de jornalistas e ativistas pela Rússia, na troca de prisioneiros com os Estados Unidos e outros países ocidentais.

O alto comissariado da ONU para os Direitos Humanos manifestou hoje alivio após a libertação pela Rússia de jornalistas e ativistas dos direitos humanos, após uma troca de prisioneiros, já considerada a maior entre Moscovo e capitais ocidentais desde na era pós-soviética.

Volker Türk “expressa alívio após a libertação de Evan Gershkovich, Vladimir Kara-Murza, Alsu Kurmasheva e Oleg Orlov, entre outros. Todos os jornalistas e defensores dos direitos detidos apenas por fazerem o seu trabalho devem ser libertados. Devem poder trabalhar com toda a segurança, sem medos”, pode ler-se numa nota do alto comissariado na rede social X.

Também a NATO se congratulou com a libertação de vários presos políticos da Rússia, de acordo com uma nota da porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Farah Dakhlallah, na rede social X.

“O acordo que garantiu a sua liberdade foi negociado por vários Aliados da NATO a trabalhar em conjunto. A liberdade dos meios de comunicação social e o direito a uma oposição pacífica são vitais para qualquer sociedade funcional. Apelamos à libertação de todos aqueles que ainda se encontram detidos injustamente”, destacou ainda.

A União Europeia (UE) celebrou a libertação de 16 pessoas na troca de prisioneiros, através do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

“Congratulo-me com a libertação de 16 pessoas injustamente presas pelo regime russo. Alsou, Evan, Paul, Vladimir e outros, o seu lugar é em casa, com as suas famílias e entes queridos”, frisou Michel no X, agradecendo “a todos aqueles, também na Europa, que contribuíram para tornar possível o acordo diplomático”.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, celebrou a “tão esperada” libertação e sublinhou que a liberdade destes prisioneiros “nunca deveria ter estado em perigo”.

Já o Reino Unido saudou fortemente a troca de prisioneiros com a Rússia, realçando que está “particularmente aliviado” pelos seus cidadãos envolvidos, o opositor russo Vladimir Kara-Murza e o ex-fuzileiro naval americano Paul Whelan, ambos com dupla nacionalidade.

“O senhor Kara-Murza é um acérrimo opositor do regime de Putin. Nunca deveria ter acabado na prisão e as autoridades russas prenderam-no em condições de risco de vida porque ele disse corajosamente a verdade sobre a guerra na Ucrânia”, frisou o chefe da diplomacia britânica, David Lamy, em comunicado, depois de repetidamente Londres ter manifestado preocupação com o estado de saúde deste opositor, vítima de dois envenenamentos.

Também a Amnistia Internacional (AI) saudou a libertação de prisioneiros, mas exigiu o fim da repressão sistemática na Rússia.

“Hoje partilhamos o alívio e a alegria pela libertação dos defensores dos direitos humanos, ativistas e jornalistas que em breve poderão finalmente abraçar as suas famílias”, frisou Marie Struthers, diretora da AI para a Europa de Leste e Ásia Central, citada num comunicado.

O Presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou hoje a libertação de 16 pessoas que se encontravam na Rússia no âmbito de uma troca de prisioneiros com Moscovo, incluindo três cidadãos norte-americanos.

Segundo Biden, este “feito diplomático” permitiu a libertação de 16 prisioneiros na Rússia, entre os quais se encontram três cidadãos norte-americanos e uma pessoa com residência legal nos Estados Unidos: Paul Whelan, Evan Gershkovich, Alsou Kurmasheva e Vladimir Kara-Murza.

Entre o lote de prisioneiros libertados, além de Evan Gershkovich e de Paul Whelan, preso na Rússia desde o final de 2018, está Vadim Krassikov, um alegado agente russo preso na Alemanha pelo assassinato de um ex-comandante separatista checheno em Berlim em 2019, Rico Krieger, um alemão condenado na Bielorrússia por terrorismo, e o opositor russo Ilia Iachine, condenado no final de 2022 a oito anos e meio de prisão por ter denunciado crimes imputados à Rússia na Ucrânia.

O opositor russo Vladimir Kara-Murza, que estava a cumprir uma pena de 25 anos por traição, também consta da lista de prisioneiros libertados.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que acha do acordo estabelecido entre PSD e CDS que assegura maioria parlamentar?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

19:51

Uma curva alegadamente mal medida acabou por trazer consequências para o condutor de um autocarro de turismo, que descia uma estrada na freguesia da Ilha,...

10:26

Um carro funerário despistou-se na manhã desta segunda-feira, pouco depois das 10h00, na via rápida, no Caniço, no sentido Santa Cruz – Funchal.

O acidente...

15:07

Uma jovem, de 22 anos de idade, foi sequestrada e violada, esta noite, em Coimbra.

Notícia avançada pela CM TV revela que a rapariga foi vítima dos crimes...

19:17

Um taxista foi esta tarde agredido por um cliente, na zona da paragem dos autocarros da CAM (antiga SAM), no Funchal, tendo ficado ferido no sobrolho,...

17:06

Mais de 50 países contactaram a administração norte-americana a solicitar o início de negociações sobre as tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente...

22:24

O desporto em São Vicente e regional está de luto após a morte de Paulo Gouveia, antigo atleta e treinador dos escalões de formação da Associação Cultural...

15:20

Uma patrulha da Polícia de Segurança Pública (PSP) deparou-se, na madrugada de hoje, com uma situação um pouco insólita junto aos estacionamentos do Casino...

• PUB
15:02

Um acidente insólito provocou esta manhã grande alvoroço junto à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, em São Martinho, no Funchal.

Segundo testemunhas,...

14:30

O Miradouro dos Balcões, no Ribeiro Frio, revelou-se pequeno demais para tanta procura este domingo. O que normalmente é um oásis de tranquilidade, conhecido...

6:30

Dois anos depois da morte de Carlos Silva, jovem de 26 anos vítima de atropelamento e fuga no Caniçal, chegou a notícia do arquivamento do processo que...

Últimas

23:56

O Ministério Público (MP) acusou um homem de obter e divulgar na internet vídeos de teor sexual com crianças entre 2023 e 2024, totalizando 2.869 crimes,...

23:50

A Ucrânia acusou hoje o exército russo de ter atingido um hospital militar em Kharkiv, nordeste do país, danificando o edifício e causando vítimas entre...

22:35

Vânia Jesus, em número dois, é a surpresa na lista da coligação PSD/CDS para as eleições à Assembleia da República, em 18 de maio, hoje divulgada.

Entra...

22:01

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Telavive para exigir que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, chegue a um acordo com o Hamas...

21:40

Lina Pereira, presidente do JPP, defende que “é tempo de deixar governar”, mas não deixa de questionar algumas escolhas feitas por Miguel Albuquerque para...

21:03

Pedro Coelho lidera a lista da coligação PSD/CDS às eleições para a Assembleia da República, que vão decorrer a 18 de maio próximo.

Seguem-se Vânia Jesus...

20:03

O Governo de Unidade Nacional de Myanmar, que reivindica a legitimidade democrática no país, anunciou hoje uma trégua de duas semanas nas zonas afetadas...

• PUB
20:02

O Sporting venceu o Estrela da Amadora na Reboleira, por 3-0 e somou 65 pontos no topo da tabela, mais três que o Benfica, que está no segundo posto.

19:54

A Capitania do Funchal cancelou o aviso de mau tempo (sinal 6), com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Apesar do cancelamento,...

19:28

A Federação Portuguesa pela Vida defendeu hoje o apoio às grávidas, independentemente do país de origem e da legalidade da sua situação, e medidas para...