MADEIRA Meteorologia

Navios da China e Irão na África do Sul para exercício BRICS+ que podem incluir Rússia

Data de publicação
08 Janeiro 2026
17:13

Navios chineses e iranianos chegaram à África do Sul para um exercício militar dos países do grupo BRICS+, no qual também deve participar a Rússia, segundo um responsável pelas manobras navais citado pela France-Presse.

O exercício, batizado de “Will for Peace 2026”(Vontade de Paz 2026), deve começar na sexta-feira e durar uma semana, de 09 a 16 de janeiro, com o propósito de realizar “ações conjuntas para garantir a segurança do transporte marítimo”, de acordo com um comunicado das forças de defesa sul-africanas.

Essas manobras do bloco de países emergentes, que começou por juntar Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, são lideradas pela China, precisa a Defesa sul-africana.

Alvo recorrente das críticas do Presidente norte-americano, Donald Trump, Pretória expõe-se a uma nova revolta de Washington ao receber os fuzileiros navais de países considerados adversários dos Estados Unidos.

Além da alegada “perseguição” aos afrikaners (brancos descendentes de colonos europeus), a administração de Trump criticou várias vezes Pretória por esta ter apresentado uma queixa no Tribunal Internacional de Justiça contra Israel com acusações de “genocídio” na guerra em Gaza.

Washington também expulsou o embaixador de Pretória nos Estados Unidos e impôs direitos aduaneiros de 30% aos produtos sul-africanos, os mais elevados entre os países da África Subsariana.

O exército sul-africano foi criticado por ter organizado exercícios semelhantes com a Rússia e a China em 2023, que coincidiram com o primeiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do espetáculo de fogo de artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas