MADEIRA Meteorologia

Comissária Europeia elogia papel ativo de Portugal em África e na América Latina

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Outubro 2023
19:02

A Comissária Europeia para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, elogiou o envolvimento de Portugal nas suas iniciativas para o desenvolvimento em países africanos e latino-americanos, visados por Bruxelas na Estratégia 'Global Gateway', que prevê investimentos de 300 mil milhões de euros.

"Agradeço a Portugal pelo seu envolvimento significativo para um futuro sustentável com as suas 19 iniciativas em África, América Latina e na Europa", disse Urpilainen numa mensagem gravada para o Seminário 'Global Gateway', que hoje teve lugar em Lisboa.

A Comissária alertou também para os desafios que pressionam a estabilidade global, destacando a importância do papel proativo da União Europeia face aos mesmos, sublinhando que os 27 "devem apresentar a sua própria oferta".

O Seminário foi organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e juntou mais de 150 pessoas de diferentes entidades, para divulgar às empresas e outros atores do desenvolvimento as oportunidades oferecidas pela Estratégia Global Gateway da União Europeia.

Esta estratégia europeia pretende mobilizar até 300 mil milhões de euros em investimentos públicos e privados, para financiar infraestruturas sustentáveis e de qualidade, incluindo em África e na América Latina, em particular nas áreas dos transportes, investigação e educação, digital, energia e saúde.

Também presente no Seminário, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, destacou os "tempos de turbulência nas relações internacionais", mencionando a invasão russa, o conflito israelo-palestiniano e o aumento da instabilidade politica e militar em África.

Face a estes desafios, Francisco André frisou a importância de "realizar vários projetos transformadores noutras economias", mas também na portuguesa, através da cooperação em rede e parceria.

"Portugal está preparado para trabalhar em rede e parceria, devido à sua tradição diferenciadora", adiantou o secretário de Estado.

João Queirós, Subdiretor-geral da política externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Coordenador da ‘Task Force’ Global Gateway reconheceu ainda a importância da criação de "projetos competitivos face a outros projetos globais, para que a oferta europeia seja vista como competitiva".

"Cabe à UE ouvir os seus parceiros, conhecer as suas propostas e garantir projetos que reforcem as relações entre a União Europeia e outras regiões", realçou Queirós.

A 'Global Gateway' foi lançada no contexto de uma crescente rivalidade entre as principais potências em projectos de infraestrutura e logística nos países do sul, nomeadamente com a China, que esta semana marca o 10º aniversário da sua iniciativa Faixa e Rota com um fórum em Pequim.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas